carregando...

VÍDEOS

ÓRGÃOS VINCULADOS

Via Rápida Expresso

O Via Rápida Expresso é uma ação do Governo do Estado de São Paulo que tem como objetivo oferecer cursos de curta duração, na área da construção civil (pintores), para presos do regime semi-aberto, internos em regime semi-aberto da Fundação Casa e trabalhadores desempregados.

Realizado no início de 2016, o projeto piloto foi conduzido em 19 unidades de ensino, que receberam o apoio de 25 pessoas. Durante as atividades, os participantes passaram por um curso rápido de aperfeiçoamento com dois módulos - 25/horas de aulas teóricas e 75/horas de aulas práticas. A finalidade é que os candidatos aproveitem a experiência como opção de trabalho fora dos presídios.

A iniciativa foi uma parceria entre Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (SDECTI), a Secretaria da Administração Penitenciária e Secretaria da Educação. Em 2016, a iniciativa oferecerá 10 mil vagas. Os municípios e escolas foram escolhidos de acordo com a demanda de reeducandos na região. Os selecionados receberam uma bolsa auxílio de R$ 420,00 e contarão com a oportunidade de se tornarem um micro empreendedor individual com apoio da SDECTI.

Como participar
Podem participar do programa pessoas maiores de 16 anos, alfabetizadas e que residam no Estado de São Paulo. É dada prioridade para candidatos que estejam desempregados, jovens matriculados no ensino médio nas escolas públicas estaduais, idosos, pessoas com deficiência, beneficiários dos programas estaduais de transferência de renda Ação Jovem e Renda Cidadã, reeducando em regime semiaberto e egressos do sistema penitenciário. A inscrição é realizada no portal www.viarapida.sp.gov.br.

Os candidatos que não possuem acesso à internet podem efetuar a inscrição por meio dos computadores disponíveis nos postos do Acessa SP, espalhados pelo Estado, ou no Poupatempo.
 

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo