carregando...

VÍDEOS

ÓRGÃOS VINCULADOS

Vale do Ribeira (Fundesvar)

Vale do Ribeira (Fundesvar) O Fundo de Desenvolvimento Econômico e Social do Vale do Ribeira (Fundesvar) é um fundo do governo do Estado, administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação em parceria com outras seis secretarias de Estado (Planejamento e Desenvolvimento Regional, Fazenda, Agricultura e Abastecimento, Meio Ambiente, Emprego e Relações do Trabalho, e Justiça e Defesa da Cidadania). O Fundesvar financia pequenos empresários e prefeituras da região, em projetos de estímulo à geração de emprego e renda. Nos últimos anos, cerca de R$ 45 milhões foram investidos.

Por ser uma das regiões menos desenvolvidas do Estado de São Paulo, o fundo ganhou importância, sendo um dos vetores de crescimento do Vale do Ribeira.

Três áreas foram definidas como prioritárias para o desenvolvimento da região: Agronegócios, Turismo e Mineração. Confira quais são os segmentos que já foram contemplados.

• Agronegócios - banana, flores e plantas ornamentais, hortaliças, plantas aromáticas e medicinais, pescado, bubalinocultura, chá, palmito, fruticultura e silvicultura;

• Turismo - ecoturismo, turismo rural, turismo de eventos, turismo cultural, turismo histórico, turismo de pesca amadora, turismo náutico e turismo de aventura;

• Mineração - pedras de revestimento, águas minerais, areia, argila, artefatos de concreto.

A região

O Vale do Ribeira, localizado na região sul do Estado, abriga uma população de mais de 350 mil habitantes, em 23 municípios, e possui grande parte da Mata Atlântica remanescente no Brasil. Em 1999, a Unesco declarou a região Patrimônio Natural da Humanidade.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo