carregando...

Plataforma dos Municípios

Lançado em 6 de fevereiro de 2018, o portal www.plataformadosmunicipios.com.br conta com duas plataformas: a “Pró Municípios” desenvolvida pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e a “E-Muove”, parceria com a Investe SP e Muove Brasil. Os sistemas oferecem informações, indicadores, atendimentos e diversas tecnologias voltadas ao apoio, planejamento e gestão de políticas públicas das cidades.

As plataformas são grandes aliadas no processo de desenvolvimento socioeconômico dos municípios. Entre os serviços oferecidos está o ícone “Consulte o Especialista”, onde cada Prefeitura poderá esclarecer dúvidas técnicas e buscar orientações. O início da consulta se dará pelo gestor municipal e demais usuários indicados por meio da Plataforma. As consultas para apoio tecnológico são atendidas pelos pesquisadores do IPT. O acervo de informações técnicas encaminhadas na forma de consultas pode ser acessado pelo usuário que aderir ao sistema.

A Pró Municípios oferece também o dispositivo “Cursos” referente a temas ligados à engenharia e tecnologia na gestão pública. Outra iniciativa da ferramenta é disponibilizar relatórios e publicações técnicas.  As Prefeituras podem acessar o conteúdo tecnológico dos manuais e de publicações produzidos pelo IPT, além de cópias eletrônicas dos relatórios técnicos emitidos pelo Instituto, nos últimos 10 anos, para Prefeituras ou outros órgãos (estaduais ou federais).

Na parceria com a Investe São Paulo, a E-Muove é oferecida aos 645 municípios paulistas gratuitamente, no período de um ano.  A plataforma desenvolvida pela Muove Brasil é uma ferramenta de inteligência que auxilia gestores públicos e técnicos na promoção do desenvolvimento econômico sustentável de suas cidades. Com a junção entre o conhecimento de especialistas em administração pública e a alta tecnologia em análise de dados, a plataforma ajuda o gestor na maximização de arrecadação, otimização de despesas e na qualificação da implementação de políticas públicas. O sistema permite ainda que os usuários tenham acesso a diversas informações que irão auxiliá-los na identificação de ineficiências relacionadas à educação, saúde e finanças públicas, além de indicadores institucionais e demográficos.

Para aderir à plataforma, o município deverá preencher o formulário de cadastro e acesso.  Os representantes da Muove serão responsáveis pela capacitação dos gestores municipais.
 

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo