carregando...

VÍDEOS

ÓRGÃOS VINCULADOS

Notícias

Notícias

Workshop - Óptica e Fotônica



22/02/2008

Aconteceu nesta sexta-feira (22/02), na FIESP, o workshop sobre a indústria de Óptica e Fotônica, parte do Seminário “Uma Agenda de Competitividade para a Indústria Paulista”, organizado pela Secretária de Desenvolvimento, com parceria do Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT e da FIESP. O estudo foi apresentado pelo prof. Hugo Fragnito, coordenador do Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica da Unicamp. A indústria óptica e fotônica produz uma vasta gama de objetos que integram diversos bens de consumo, produtos que vão dos mouses ópticos até os monitores com tecnologia LCD.

O estudo mostra que a situação brasileira nesse mercado ainda é precária. “O Brasil hoje não tem nem indústria nacional, nem competência para desenvolver tecnologia nessa área”, explicou o prof. Fragnito. Mas o estudo também mostra que ainda podem existir grandes oportunidades para que o Brasil possa evoluir dentro do cenário internacional. “O mercado global de fotônica, hoje correspondente a US$ 565 bilhões, deverá crescer bem acima da média do PIB mundial nas próximas décadas”, revela o professor.

As características mais interessantes desse tipo de indústria estão ligadas ao seu alto grau de refinamento tecnológico. Como explica o prof. Fragnito, “é importante notar que a fotõnica necessita de suprimentos em todas as etapas do processo, como softwares e equipamento”. Isso significa que ao desenvolver essa indústria, se criaria também um mercado para outros produtos de tecnologia. O professor ainda aponta um dos fatores que sustentam a urgência desse investimento: “No Brasil, existe grande mercado para a fotônica. Aqui existem 180 mil médicos e cada um deles é um cliente”.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo