carregando...

VÍDEOS

ÓRGÃOS VINCULADOS

Notícias

Notícias

Workshop - EMHO



22/02/2008

Aconteceu nesta sexta-feira (22/02), na FIESP, o workshop sobre o setor de equipamentos medicos, hospitalares e odontológicos, parte do Seminário “Uma Agenda de Competitividade para a Indústria Paulista”, organizado pela Secretária de Desenvolvimento, com parceria do Instituto de Pesquisas Tecnológicas - IPT e da FIESP. A Prof. Dra. Geciane Porto, docente da USP e diretora-presidente da FIPASE, apresentou o estudo, desenvolvido em parceria com o Prof. Dr. Sergio Kannebley Jr. E o Prof. Marcelo Oliveira Alves.

Ao fazer suas considerações iniciais, a professora ilustrou um quadro geral dessa indústria internacionalmente, lembrando que se trata de um setor onde os EUA são líderes e onde a China se desenvolve rapidamente com uma política agressiva nas exportações. No Brasil, as empresas são em geral de pequeno e médio porte e as vendas são voltadas para o mercado interno. O país tem uma participação limitada no mercado internacional e os produtos com mais inserção, dentre os que produzimos, são os de mais baixo conteúdo tecnológico.

Um dado importante é que 42,79 % das empresas dessa indústria estão situadas no Estado de São Paulo. Segundo a Prof. Porto, isto significa que “qualquer ação que o Estado de São Paulo tome para o setor vai ter grande impacto na indústria nacional como um todo”. Dentre as urgências que o estudo encontrou no cenário nacional, a professora destacou a necessidade de encontrar formas de facilitar o trabalho das empresas. “Não só as empresas precisam crescer como precisam de uma estrutura de certificação sem entraves para esse crescimento”, pontuou, frisando que “só mesmo inovando podemos enfrentar a China comercialmente”.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo