carregando...

Notícias

Notícias

Workshop debate pesquisas sobre etanol



18/02/2009

O secretário de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, participou na manhã desta quarta-feira, 18 de fevereiro, da abertura do workshop BIOEN sobre etanol e fotossíntese da cana-de-açúcar, na sede da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).O encontro reuniu especialistas para discussão de um projeto de pesquisa de longo prazo sobre as características da fotossíntese na cana-de-açúcar e os mecanismos de fixação de energia da planta.

“Esse debate é muito importante para discutir o uso da energia no futuro. Tenho certeza que essa série de workshops trarão grande colaboração na eficiência energética”, afirmou o secretário de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin.

Para o diretor científico da Fapesp, Carlos Henrique de Brito Cruz, este é o momento de se debater o uso de energias renováveis. “Precisamos usar a energia de modo mais sábio do que a humanidade está usando hoje”, disse.

Programa Bioen
O Programa Fapesp de Pesquisa em Bioenergia (Bioen) apoia pesquisa básica e aplicada sobre biocombustíveis com o objetivo de promover o avanço do conhecimento fundamental para produção sustentável e aplicações em áreas relacionadas à produção de bioenergia no Brasil. A iniciativa conta com investimentos de R$ 73 milhões em diferentes esforços para pesquisa em instituições acadêmicas ou em associação entre universidades e empresas. Lançado pela Fapesp em julho de 2008, o Bioen financia no momento projetos em três linhas de pesquisa: produção de biomassa para bioenergia, processos de fabricação de biocombustíveis e pesquisas sobre impactos socioeconômicos, ambientais e de uso da terra.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo