carregando...

VÍDEOS

ÓRGÃOS VINCULADOS

Notícias

Notícias

Workshop da Indústria Farmacêutica



20/02/2008

Aconteceu, também nesta quarta-feira (20/02), na FIESP, o workshop “Estudo Setorial sobre a Indústria Farmacêutica”, parte do Seminário “Uma agenda de competitividade para a Indústria Paulista”, organizado pela Secretária de Desenvolvimento. O estudo sobre a indústria farmacêutica paulista, desenvolvido por Carlos Augusto Grabois Gadelha, José Maldonado e Marco Vargas; foi apresentado pelo Prof. Gadelha. Durante esta apresentação, ele explicou que “a área farmacêutica esta dentro de um contexto competitivo mais amplo do que apenas a indústria. Há um profundo processo de re-configuração da produção do setor em âmbito internacional”. Trata-se, segundo o pesquisador, de um “movimento para adensar os conteúdos tecnológicos. Mercados emergentes, como o Brasil, são fontes importantes de investimentos, pois há estagnação nos mercados desenvolvidos”.

Dentro desse contexto, é preocupante o fato do déficit comercial brasileiro se deteriorar progressivamente e se concentrar, ainda de acordo com o pesquisador, em “produtos de maior valor agregado em tecnologia e inovação”. Isso é causado por um hiato tecnológico relevante, que se concentra na área de farmoquímica. Mesmo assim, hoje quatro entre as dez maiores empresas farmacêuticas atuando no Brasil são brasileiras. Sobre esse dado, há uma especificação importante colocada pelo pesquisador: “A indústria farmacêutica é hoje mais paulista do que no passado, as a participação brasileira no mercado nacional diminuiu”, esclareceu.

O principal desafio identificado para o setor é transformar capacidade de produção em capacidade de inovação e desenvolvimento tecnológico, sem o qual não há sustentabilidade no setor. Para tanto, a receita de sucesso do pesquisador seria priorizar produtos que tem impacto seja na área de saúde como na área de inovação. Ele ressaltou ainda que “essa é uma forma concreta de articular as políticas de saúde e inovação”.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo