Votuporanga recebe Espaço Empresarial

05/10/2010

Estado investiu R$ 500 mil para aquisição de máquinas, ferramentas e equipamentos

O município de Votuporanga, na região de São José do Rio Preto, a partir de agora conta com um Espaço Empresarial para o Setor de Confecções. O local foi inaugurado na última sexta-feira, 1º de outubro, pelo secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Luciano Almeida, e pelo prefeito Junior Marão. A iniciativa irá beneficiar o aglomerado produtivo da região, que conta com mais 330 empresas, responsáveis pela geração de mais de 2 mil empregos nos municípios de Álvares Florence, Américo de Campos, Cardoso, Cosmorama, Estrela D’Oeste, Fernandópolis, Floreal, General Salgado, Jales, Magda, Nhandeara, Sebastianópolis do Sul, Tanabi e Votuporanga.

O Espaço Empresarial é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento e a prefeitura de Votuporanga, responsável pela administração do local pela adaptação do prédio, localizado na Avenida Prestes Maia, 1629 - Bairro Estação. No total, foram investidos R$ 1,1 milhão no novo empreendimento. Desse montante, R$ 500 mil foram destinados pelo Estado para aquisição de máquinas, ferramentas e equipamentos – como botoneiras, caseadeiras, centrífugas, secadoras, galoneiras, interlocks, pespontadeiras e overlocks. Trata-se de uma iniciativa pioneira no gênero.

Localizado na Avenida Prestes Maia, espaço foi reformado e adaptado pela prefeitura

O objetivo do projeto é capacitar a mão-de-obra local e desenvolver técnicas inovadoras de produção, estimulando o empreendedorismo, a melhoria da competitividade do setor e a geração de emprego e renda para a população. Além de oferecer capacitação empresarial, o local fará avaliação de produtos, testes de qualidade e projetos de desenvolvimento para o setor.

O espaço abrigará incubadora para área de confecção, cooperativa de costura, atendimento do Banco do Povo para financiamentos, salas de aula para qualificação de mão-de-obra e um centro de eventos para indústrias do setor. Instituições como Airvo, Sebrae e Senac também poderão desenvolver atividades no local. O projeto conta ainda com parceria do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), responsável por oferecer as capacitações. Com o início das atividades, o Espaço Empresarial prevê a capacitação de 150 costureiras e 40 empresários no 1° ano de funcionamento. A partir de 2012, a meta será formar cerca de 240 alunos por ano.

A inauguração do Espaço Empresarial também marcou a abertura das inscrições para o curso de Costura de Máquina Reta e Overloque, com duração de 160 horas, que teve início na última segunda-feira (04/10). As aulas serão realizadas de segunda a quinta-feira na unidade. O edital com os detalhes da abertura das inscrições foi publicado na última quinta-feira (30/09). Na mesma data, também tiveram início as inscrições para micro e pequenos empresários interessados em se instalar no local. Os empreendimentos desenvolvidos com o apoio do Espaço Empresarial terão à disposição um box de uso privativo e contarão com apoio gerencial e infraestrutura de uso comum, compreendendo serviços de recepção, secretaria, fax, acesso à internet, sala para reuniões, sanitários, segurança e limpeza das áreas comuns.

Arranjos Produtivos Locais (APLs)
Os investimentos na criação do Espaço Empresarial para o Setor de Confecções de Votuporanga fazem parte do Programa Estadual de Fomento aos Arranjos Produtivos Locais. Os APLs concentram geograficamente micro, pequenas e médias empresas de um mesmo setor ou cadeia produtiva que, sob uma estrutura de governança comum, cooperam entre si e com entidades públicas e privadas. Para 2010, o programa prevê a aplicação do total de R$ 2,6 milhões do governo estadual diretamente nas cadeias produtivas locais.