Vice-governador visita São Sebastião

08/05/2008

O vice-governador e secretário de Desenvolvimento Alberto Goldman visitou, nesta quinta-feira, o município de São Sebastião para a assinatura do Convênio Técnico-Educacional entre o Centro Paula Souza e as prefeituras municipais, para a implantação de FATECs e ETECs em São Sebastião e Ubatuba. O evento ocorreu na sede da prefeitura de São Sebastião e estavam presentes, além do vice-governador, também o prefeito de Ubatuba, Eduardo de Souza César, o prefeito de São Sebastião, Juan Manuel Pons Garcia, e a diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá.

A iniciativa para a instalação de uma ETEC e uma FATEC em São Sebastião, e de uma ETEC em Ubatuba, faz parte do Plano de Expansão do ensino técnico e tecnológico no Estado de São Paulo, elaborado pelo Governo do Estado, que pretende cumprir até 2010 um aumento de 100 mil novas matrículas nas Etecs, sendo 40 mil só na capital, além de dobrar o número de Fatecs, passando de 26 para 52 unidades.

A diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, lembrou a importância da participação ativa das prefeituras nesse empreendimento. “A parceria não termina com a implantação das escolas”, afirmou, “porque é o município que deve apresentar as demandas necessárias para o desenvolvimento e a consolidação dos cursos.”

A ETEC de Ubatuba vai oferecer cursos de Hotelaria, Nutrição e Dietética e Manutenção Náutica; enquanto a ETEC de São Sebastião vai oferecer cursos de Logística, Petróleo e Gás. Ambas devem oferecer também um curso de Ensino Médio. A FATEC que será instalada em São Sebastião oferecerá o curso de Gestão Portuária.

O vice-governador e secretário de Desenvolvimento, Alberto Goldman, afirmou que a implantação das novas unidades do Centro Paula Souza na região se deve à demanda crescente por qualificação profissional, fenômeno ligado ao desenvolvimento econômico. “Partimos de uma estrutura bastante expressiva,” afirmou, “porém a demanda do setor produtivo redimensionou nosso planejamento.” O crescimento das empresas e a chegada de novos investimentos evidenciaram a carência de técnicos e tecnólogos. “Por isso estabelecemos este plano de expansão,” disse Goldman, “vamos chegar no final do governo Serra com 300 mil matriculados, a maior expansão do ensino técnico e profissionalizante já implementada no Brasil.”

Goldman finalizou seu discurso expressando suas esperanças em relação ao prosseguimento do projeto e seus eventuais resultados. “Que o desenvolvimento da região se dê de forma equilibrada, trazendo melhores condições para a população”, concluiu.