carregando...

VÍDEOS

ÓRGÃOS VINCULADOS

Notícias

Notícias

Vice-diretor do IPMet integra comitê das Nações Unidas



19/04/2011

Calheiros será um dos três representantes do hemisfério Sul a participar do grupo

O vice-diretor do Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet) da Unesp de Bauru, Roberto Vicente Calheiros, foi convidado a integrar o Comitê Internacional de Organização para o Controle de Qualidade e Intercomparação de Estimativa de Precipitação de Radar, projeto da Organização Meteorológica Mundial (OMM), agência das Nações Unidas.

O comitê busca ampliar o controle de qualidade obtido por dados conseguidos por redes de radares para previsão de curto prazo de fenômenos extremos, como chuvas intensas. “É importante discutir critérios de uniformização de dados que permitam uma maior troca de informações”, explica Calheiros.

O grupo é composto por 12 membros de diversos países em todos os continentes. Calheiros é o único da América Latina e um dos três do hemisfério Sul a participar do comitê. A primeira reunião ocorreu em Exeter, no Reino Unido, dias 14 e 15 de abril. “Considero o convite um importante reconhecimento internacional ao trabalho desenvolvido pelo IPMet”, afirma.

“A reunião foi o ponto de partida para encontros periódicos que auxiliam a manter um maior contato entre dados conseguidos em diversas partes do mundo”, destaca.

OMM
A Organização Mundial de Meteorologia é sucessora da Organização Meteorológica Internacional, criada em 1873, com o intuito de unificar o sistema então muito mesclado de pesquisas meteorológicas mundial. É o Organismo Internacional autorizado pelas Nações Unidas com ação no que diz respeito ao comportamento da atmosfera da Terra, sua interação com os oceabos e clima resultante, e respectiva distribuição de recursos hídricos.

Sua sede está localizada em Genebra. Suíça. Foi criada em 1950, por resolução da Assembléia Geral e, no ano seguinte, converte-se em organismo responsável das Nações Unidas para a meteorologia no que diz respeito ao tempo, ao clima e ciências afins e correlatas. É responsável pelo equacionamento do tempo e clima em todo mundo, atualmente conta com 189 membros. Posteriormente seu mandato foi ampliado para incluir a hidrologia operativa, estudo do comportamento pluviométrico ou chuvas em várias regiões do mundo.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo