carregando...

VÍDEOS

ÓRGÃOS VINCULADOS

Notícias

Notícias

Viagem à Itália pode transformar APLs



19/11/2008

Com o objetivo de conhecer os arranjos produtivos italianos, pioneiros nesse tipo de conglomerado, o vice-governador e secretário de Desenvolvimento, Alberto Goldman, liderou uma missão paulista à Itália entre os dias 08 e 14 de novembro.

Junto a empresários e representantes de cidades que compõem Arranjos Produtivos Locais (APLs) do setor moveleiro no Estado de São Paulo – Mirassol, Votuporanga e municípios da Região Metropolitana – , Goldman visitou na região de Marche o Centro Tecnológico para Setor de Madeira e Móveis (Cosmob), um conglomerado de pequenas e médias empresas moveleiras que conta com um moderno centro de pesquisas que analisa e certifica materiais e produtos.

Na cidade de Como, próxima a Milão, a delegação visitou o distrito industrial da seda para conhecer os métodos de governança. Os paulistas estiveram em um centro incubador de empresas em Sesto San Giovanne e no principal centro de convenções de Milão.

Para o vice-governador, a viagem serviu para que todos os parceiros envolvidos nos projetos de APLs em São Paulo pudessem ver como esse tipo de conglomerado pode ter sucesso se apostar em governança eficaz e inovação. “A Itália já tem uma cultura de pequenas e médias empresas em arranjos produtivos. Por isso, a iniciativa é totalmente privada. Em São Paulo, o Governo do Estado terá de dar o primeiro empurrão até que esses APLs possam caminhar sozinhos, em perfeita colaboração entre as empresas”, disse.

Promoção de investimentos
Na visita à Itália, o vice-governador paulista também participou de um seminário sobre infra-estrutura, integração e desenvolvimento da América Latina. No evento, ele apresentou a uma platéia de governantes e empresários da América Latina e da Itália, oportunidades de investimentos que São Paulo oferecerá nos próximos anos, como os trechos restantes do Rodoanel Mário Covas, novas linhas de metrô e modernização da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo