Via Rápida vai capacitar moradores da região do Rodoanel Norte

18/12/2012

Secretário assina protocolo durante evento no Palácio dos Bandeirantes

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo assinou nesta terça-feira (18), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, o protocolo de intenções que permitirá oferecer qualificação profissional para as famílias que residem nas mediações das obras do Trecho Norte do Rodoanel.

A iniciativa, realizada por meio do programa Via Rápida Emprego, será celebrada em parceria com a Secretaria Estadual de Logística e Transportes – SLT e a DERSA - Desenvolvimento Rodoviário S/A. A companhia, responsável pela implantação do empreendimento, ficará encarregada também pela indicação das famílias que participarão dos cursos de qualificação profissional. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, em exercício, Luiz Carlos Quadrelli, nesta primeira etapa serão disponibilizadas 270 vagas do programa. “As capacitações, com duração de um a três meses, serão executadas a partir do próximo ano, quando serão iniciadas as obras do anel viário”, destaca.

Os moradores selecionados receberão material didático e subsídio de transporte no valor de R$ 120. Desempregados, sem seguro desemprego ou benefício previdenciário, também terão direito à bolsa-auxílio mensal de R$ 210 durante o período do curso.

O Rodoanel Norte terá 44 km de extensão e interligará os trechos Oeste e Leste do Rodoanel. Obra de grande importância para o modal rodoviário atenderá o transporte de cargas de alto valor agregado, proveniente de todo o País. O empreendimento deverá gerar mais de 12 mil empregos diretos na região.

Sobre o Via Rápida Emprego
Lançado em julho de 2011, o Via Rápida Emprego é uma ação do Governo do Estado de São Paulo, coordenada pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT), que oferece capacitação profissional gratuita para os cidadãos que buscam ingressar no mercado de trabalho ou abrir o próprio negócio. Os cursos são definidos de acordo com as demandas regionais.

Até o momento, o programa já atendeu mais de 75 mil pessoas. Neste segundo semestre de 2012 foram disponibilizadas vagas em 491 municípios (mais de 150 opções de cursos nas áreas da construção civil, comércio, indústria, transporte, agricultura e prestação de serviços).

As capacitações são intensivas, com duração de no máximo três meses. Isso permite ao aluno concluir o curso rapidamente e se candidatar às oportunidades de emprego. As aulas são ministradas em Escolas Técnicas (Etecs), Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado de SP e em unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), da Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência (Avape) e da Associação de Deficientes Visuais e Amigos (Adeva). Mais informações no site www.viarapida.sp.gov.br.