carregando...

Notícias

Notícias

Via Rápida oferece mais de 80 mil vagas em inglês e espanhol



13/03/2014

O Via Rápida Emprego  oferece neste ano 80 mil vagas  em cursos de inglês e espanhol à distância.  A ação, denominada “Via Rápida Idiomas” será realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência  Tecnologia e Inovação (SDECTI).

 Serão qualificados profissionais que atuam ou estão interessados em ingressar nos setores ligados ao turismo, comércio, serviços e em eventos esportivos como a Copa do Mundo. Todas as aulas serão ministradas em ambiente virtual por instituições como o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e  Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap).

Além dos cursos à distância, o programa Via Rápida Emprego também oferta, em 2014,  outras 8 mil oportunidades em cursos presenciais no setor de turismo. Para, Rodrigo, a área tem um papel cada vez mais significativo em nossa economia. “A qualificação de profissionais do setor impulsionam ainda mais o desenvolvimento do Estado”, explica.
 
Das 80 mil vagas oferecidas para cursos à distância, 40 mil serão destinadas aos municípios que receberão delegações da Copa ou que são considerados Rotas de Turismo no Estado.  Com investimentos de  R$ 10 milhões para a execução dos cursos à distância,  o Programa capacitará profissionais de diversas áreas:

•      Servidores públicos: policiais militares, policiais civis, agentes de trânsito, equipes de resgates, bombeiros, profissionais de esporte, turismo agentes do Metrô e da CPTM.

•      Profissionais de transportes: taxistas; motoristas e cobradores de ônibus.

•      Profissionais de bares e restaurantes: garçons, recepcionistas e operadores de caixas.

•      Profissionais de hotéis: recepcionistas, mensageiros, carregadores de malas, camareiras e governantas.

•      Profissionais de espaços turísticos e comércio: recepcionistas, seguranças, monitores, jornaleiros, balconistas e farmacêuticos.
 
Com duração total de 80 horas, os cursos de Inglês e Espanhol serão divididos em dois módulos:

1.    Básico, com duração de 60 horas, que ensina frases curtas e simples relacionadas a temas cotidianos.

2.    Específico, com duração de 20 horas, que qualifica os participantes para noções de espanhol e inglês, focadas nas atividades dos profissionais que atuam no turismo receptivo. 
 
As inscrições já estão disponíveis no site www.viarapida.sp.gov.br.  As turmas iniciais dos módulos à distância foram convocadas em março deste ano.
 
 
Sobre Via Rápida Emprego
 
Lançado em julho de 2011, o Programa já atendeu mais de 140 mil pessoas com oferta de cursos gratuitos em 645 municípios de São Paulo.  Mais informações no site www.viarapida.sp.gov.br

Clique aqui e veja as fotos.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo