Via Rápida oferece cursos de Turismo e Hotelaria

20/08/2012

Unidade móvel oferecerá cursos na área de bartender, garçom e camareira (Fabiano Guimarães/SDECT)

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, por meio do programa Via Rápida Emprego, vai capacitar até o final deste semestre mais de 4,5 mil pessoas nas áreas de hotelaria e turismo. As primeiras turmas já iniciaram às aulas, mas ainda há duas mil vagas disponíveis para cursos em 52 municípios paulistas. Desse total, 370 vagas estão distribuídas na capital e região metropolitana e 1.640 no interior e litoral.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, em exercício, Luiz Carlos Quadrelli, os cursos voltados para a prestação de serviços são necessários para o desenvolvimento econômico e cultural do Estado. "São Paulo já é nacionalmente conhecido por oferecer oportunidades diferenciadas e atrair grandes investidores. Disponibilizar qualificação profissional nas áreas de hospitalidade, hotelaria, gastronomia e outros serviços é fundamental para contribuir com o sucesso de eventos internacionais que acontecerão como a Copa do Mundo e Olimpíadas, além de aquecer o turismo regional", acrescenta.

As modalidades de estudos foram definidas de acordo com as demandas regionais e serão executadas até outubro. Na cidade de São Paulo, por exemplo, há oportunidades para quem deseja aprimorar as habilidades profissionais e atuar como agente de turismo. O curso, com duração de um mês, ensina conceitos de liderança e postura, além da elaboração de roteiros de visitação e orientação do público durante os passeios. Nas demais regiões do Estado, há opções para quem pretende trabalhar como camareira, recepcionista, garçom, porteiro, bartender, cozinheiro ou recreacionista. A lista completa está disponível no site do programa: www.viarapida.sp.gov.br

As capacitações profissionais nas áreas de hotelaria e turismo serão realizadas em Escolas Técnicas (Etecs), Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e em unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e da Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência (Avape).

Para atender as necessidades imediatas de qualificação profissional nesses setores, o Via Rápida Emprego disponibilizará também capacitação em carreta de Hospitalidade. A unidade móvel, dotada de sala de aula para 20 alunos e dois laboratórios que simulam um quarto de hotel e um restaurante, oferecerá até novembro três cursos profissionalizantes (bartender, garçom e camareira), nas cidades de Cachoeira Paulista, Bom Jesus dos Perdões e Peruíbe. O objetivo é propiciar um ambiente similar ao encontrado pelos profissionais no desempenho de suas atividades do dia a dia. Com duração de 100 horas, o curso é ministrado pelos professores do Centro Paula Souza, fundação estadual contratada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT).

Confira abaixo algumas opções:

Agente de turismo
Ajudante de Cozinha
Bartender
Camareira
Cozinheiro Geral
Formação de Garçons e Garçonetes
Garçom
Jardinagem
Porteiro
Recepção e Atendimento
Recreacionista

Inscrições
As inscrições para os cursos já estão disponíveis e podem ser realizadas pelo site www.viarapida.sp.gov.br. Para participar é preciso ter idade mínima de 16 anos e residir no Estado de São Paulo. Os documentos necessários são RG e CPF. O nível de escolaridade exigido é variado. Os participantes recebem material didático e subsídio de transporte no valor de R$ 120. Desempregados, sem seguro desemprego ou benefício previdenciário, também têm direito à bolsa-auxílio mensal de R$ 210 durante o período do curso.

A seleção é feita pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, que considera critérios de idade, escolaridade e renda familiar dos inscritos. Quem está desempregado ou é arrimo de família, tem prioridade. Os candidatos selecionados serão informados por correspondência oficial.

Sobre o Via Rápida Emprego
Lançado em julho de 2011, o Via Rápida Emprego é um programa do Governo do Estado, coordenado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT), que oferece capacitação profissional gratuita para os cidadãos que buscam ingressar no mercado de trabalho ou abrir o próprio negócio. Os cursos são definidos de acordo com as demandas regionais. Em um ano, o programa já atendeu 40 mil pessoas. Além dessas, no segundo semestre de 2012, foram disponibilizadas mais 37 mil novas vagas e 150 modalidades de cursos, distribuídas em 491 municípios. As capacitações são intensivas, com duração de no máximo três meses. Isso permite ao aluno concluir o curso rapidamente e se candidatar às oportunidades de emprego. Mais informações no site www.viarapida.sp.gov.br