Via Rápida oferece curso profissionalizante para moradores de Trabiju

22/08/2013

A iniciativa, realizada por meio do  programa Via Rápida Emprego, é destinada aos cidadãos que desejam investir em uma profissão ou abrir o próprio negócio. Em Trabiju, estão disponíveis 30 vagas para curso gratuito de Recepção e atendimento

O programa Via Rápida Emprego, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, está com inscrições abertas para diversos cursos gratuitos de capacitação profissional em todo o Estado. As oportunidades estão distribuídas de acordo com as demandas regionais.

No município de Trabiju(Região de Araraquara), o programa oferece 30 vagas para curso de Recepção e atendimento. A capacitação é totalmente gratuita, com duração de um mês e meio (210 horas). Confirma mais informações no site.

As aulas terão início em outubro. Durante o curso, os participantes receberão material didático e auxílio financeiro de R$ 100,00 para alimentação e de R$ 150,00 para o transporte.Desempregados, sem seguro desemprego ou benefício previdenciário também têm direito à bolsa-auxílio mensal de R$ 210,00.

A seleção é feita pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, que considera critérios de idade, escolaridade e renda familiar dos inscritos. Desempregados e mulheres arrimo de família têm prioridade.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Rodrigo Garcia, o trabalhador qualificado tem mais chances de obter uma boa colocação no mercado. “Hoje, um profissional  preparado é o diferencial que as empresas procuram. Os cursos do Via Rápida vão ao encontro a essa realidade, oferecem capacitações dinâmicas de curta duração para os diversos setores”, explica.

Inscrições: As inscrições devem ser realizadas somente pelo site www.viarapida.sp.gov.br.   Para consultar as opções disponíveis em outros municípios, visite o menu “Cursos” na página do programa e, em seguida, digite na barra de busca o nome da cidade.

Quem não possui acesso à internet, pode procurar os postos do Acessa São Paulo, programa da Secretaria de Gestão Pública do Estado de SP, que conta com profissionais capacitados a oferecer instruções para o preenchimento do cadastro.

Sobre o Via Rápida: Lançado em julho de 2011, o Via Rápida Emprego é uma ação do Governo do Estado de São Paulo, coordenada pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT), que oferece capacitação profissional gratuita para os cidadãos que buscam ingressar no mercado de trabalho ou abrir o próprio negócio. O programa, que já atendeu mais de 80 mil pessoas, entre 2011 e 2012, disponibilizou neste ano 60 mil novas vagas para cursos presenciais. As oportunidades estão distribuídas, em 645 municípios, de acordo com as demandas regionais. Mais informações no site www.viarapida.sp.gov.br

Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia