Via Rápida oferece 996 vagas em 25 cidades

19/08/2011

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, lançou, regionalmente, na tarde desta sexta-feira (19), durante a primeira edição do Acelera São Paulo, em Botucatu, o programa Via Rápida Emprego, que oferecerá 996 vagas em cursos profissionalizantes gratuitos em 25 municípios locais. Serão investidos R$ 2 milhões para a realização dos cursos na região. As turmas começam a ser formadas no final de agosto.

Lançado originalmente pelo governador Geraldo Alckmin, em julho de 2011, o programa oferece cursos básicos de qualificação profissional com o intuito de capacitar gratuitamente a população que está em busca de oportunidade de emprego.

Cordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, o programa oferece mais de 130 modalidades de cursos gratuitos, nas áreas da construção civil, comércio, serviços e indústria, com duração de 30 a 90 dias, dependendo do tipo de ocupação. Neste 2° semestre de 2011, são oferecidas 30 mil vagas em mais de 400 municípios.

As aulas são ministradas em Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Centro Paula Souza, em salas descentralizadas de escolas estaduais, unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat), da Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência (Avape) e da Associação de Deficientes Visuais (Adeva). A partir de 2012, o programa contará também com unidades fixas e carretas móveis equipadas com laboratórios.

Os alunos recebem material didático e subsídio de transporte no valor de R$ 120. Os desempregados, sem seguro-desemprego ou benefício previdenciário, também têm direito à bolsa-auxílio mensal de R$ 210 durante o curso, podendo receber o total de R$ 330.

O objetivo é oferecer a chamada “porta de saída” dos programas de transferência de renda, ou seja, a qualificação para as pessoas gerarem renda, entrarem no mercado de trabalho e conquistarem sua autonomia. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site do Via Rápida: www.viarapida.sp.gov.br.