Via Rápida oferece 8 mil vagas na Grande SP

26/07/2012

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT) do Estado de São Paulo está com inscrições abertas para diversos cursos gratuitos de capacitação profissional, na capital paulista e em 38 municípios da região metropolitana. A ação, realizada por meio do programa Via Rápida Emprego, é destinada aos cidadãos que buscam aprimorar as habilidades profissionais e aumentar as chances de inserção no mercado de trabalho.

Para atender essa demanda, o secretário ajunto responsável pela pasta, Luiz Carlos Quadrelli destaca que o Governo do Estado de SP disponibilizou neste semestre 8.810 vagas em cursos nas áreas da construção civil, comércio, indústria, transporte e prestação de serviços. “São 2.880 vagas na capital e 5.930 na Grande São Paulo, além de outras 28.342 oportunidades para moradores do interior e litoral”. (confira na tabela anexada – cursos/vagas Capital e RMSP/).

Para participar é preciso ter idade mínima de 16 anos, ser alfabetizado e residir no Estado de São Paulo. As inscrições devem ser realizadas somente pelo site www.viarapida.sp.gov.br/. Os documentos necessários são RG e CPF. Os participantes recebem material didático e subsídio de transporte no valor de R$ 120. Desempregados, sem seguro desemprego ou benefício previdenciário, também têm direito à bolsa-auxílio mensal de R$ 210 durante o período do curso.

A seleção dos candidatos é feita pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, que considera critérios de idade, escolaridade e renda familiar dos inscritos. Quem está desempregado ou é arrimo de família, tem prioridade. Os selecionados são informados por correspondência oficial. As aulas, com duração de no máximo três meses, serão ministradas em Escolas Técnicas (Etecs), Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado de SP e em unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat).

O Via Rápida Emprego oferece também cursos específicos para pessoas com deficiência em São Paulo, Embu-Guaçu, Guararema, Santo André e Suzano. As modalidades foram criadas em parceria com a Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência (Avape) e com a Associação de Deficientes Visuais e Amigos (Adeva). Pró-egressos: Em São Paulo, Guarulhos e Franco da Rocha foram disponibilizadas ainda opções para presidiários em regime semiaberto. A seleção e a inscrição desses alunos serão realizadas pela Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), com aulas ministradas dentro de unidades prisionais.

SOBRE O PROGRAMA:

Lançado em julho de 2011, o Via Rápida Emprego é um programa do Governo do Estado, coordenado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT), que oferece capacitação profissional gratuita para os cidadãos que buscam ingressar no mercado de trabalho ou abrir o próprio negócio. Os cursos são definidos de acordo com as demandas regionais. Em um ano, o programa já atendeu 40 mil pessoas. Além dessas, em julho, o Via Rápida passa a disponibilizar mais 37 mil novas vagas, distribuídas em 491 municípios. As capacitações são intensivas, com duração de no máximo três meses. Isso permite ao aluno concluir o curso rapidamente e se candidatar às oportunidades de emprego. Mais informações no site www.viarapida.sp.gov.br/ .