carregando...

VÍDEOS

ÓRGÃOS VINCULADOS

Notícias

Notícias

Via Rápida Emprego vai capacitar 3,5 mil trabalhadores do setor canavieiro



08/11/2013

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo (SDECT), em parceria com a União dos Produtores de Bioenergia (UDOP), vai capacitar 3,5 mil trabalhadores do setor canavieiro. A ação,  realizada pelo programa Via Rápida Emprego, tem por objetivo promover a formação de mão de obra nas usinas paulistas e reduzir, assim, os impactos decorrentes do processo de mecanização das lavouras.

O secretário da SDECT, Rodrigo Garcia, explica que os cursos serão definidos de acordo com as necessidades regionais. “As usinas interessadas em participar têm até o dia 18 de novembro para encaminhar as demandas, juntamente com a quantidade de profissionais a serem qualificados. O formulário está disponível no site do Programa" Para acessar clique aqui.

O representante da Pasta destaca que a iniciativa é uma oportunidade para que esses profissionais aprendam novas funções dentro do ambiente de trabalho e, futuramente, possam ser recolocados em outras atividades do setor.

As aulas terão duração de dois a três meses e serão executadas no período de entressafra, de janeiro a março de 2014.  Durante a capacitação, os profissionais selecionados terão os contratos suspensos temporariamente e receberão uma bolsa qualificação, oferecida com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador – FAT.

O fim do corte manual de cana, assim como a erradicação da queima da palha da cana-de-açúcar e a adoção de novos mecanismos de colheita estão previstos no Decreto Federal n. 2.661, de 1998, e devem ocorrer até 2018. No Estado de São Paulo, a previsão é que isso aconteça até o final de 2014.
 
Sobre o Via Rápida:  Lançado em julho de 2011, o Via Rápida Emprego é uma ação do Governo de São Paulo, coordenada pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT), que oferece capacitação profissional gratuita para os cidadãos que estão em busca de oportunidade mercado de trabalho. Até o momento, o Programa já atendeu mais de 130 mil pessoas com oferta de cursos em 645 municípios paulistas.  Mais informações no site www.viarapida.sp.gov.br

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo