Via Rápida Emprego oferece cursos na capital

24/09/2012

O Via Rápida Emprego, programa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT) do Estado de São Paulo, está com inscrições abertas para 15 cursos gratuitos de capacitação profissional, na Capital paulista.

A ação é destinada aos cidadãos que buscam aprimorar as habilidades profissionais e aumentar as chances de inserção no mercado de trabalho. Há opções nas áreas da construção civil, indústria e prestação de serviços. No total, estão disponíveis 594 vagas que serão executadas entre os meses de outubro e novembro.

Confira as oportunidades:
-Básico em Rotinas de escritório (60)
-Mecânico de refrigeração (16)
-Confeitaria básico (64)
-Informática Básica (48)
-Operador de Máquinas Reta e Overloque (96)
-Auxiliar de Modelista de Roupas (32)
-Controlador dimensional (32)
-Desenho Assistido por Computador(16)
-Garçom (20)
-Pedreiro(30)
-Assistente Contábil(30)
-Técnicas de Vendas(30)
-Manutenção e Montagem de Copiadoras e Multifuncionais(30)
-Montagem, Manutenção e Redes de Microcomputadores(60)
-Cozinheiro Geral(30)

INSCRIÇÕES:
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site www.viarapida.sp.gov.br Para participar é preciso ter idade mínima de 16 anos e residir na cidade de São Paulo. Os documentos necessários são RG e CPF. O nível de escolaridade exigido é variado. Os participantes recebem material didático e subsídio de transporte no valor de R$ 120. Desempregados, sem seguro desemprego ou benefício previdenciário, também têm direito à bolsa-auxílio mensal de R$ 210 durante o período do curso.

A seleção é feita pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, que considera critérios de idade, escolaridade e renda familiar dos inscritos. Quem está desempregado ou é arrimo de família, tem prioridade. Os candidatos selecionados serão informados por correspondência oficial.

SOBRE O PROGRAMA: Lançado em julho de 2011, o Via Rápida Emprego é uma ação do Governo do Estado, coordenada pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT), que oferece capacitação profissional gratuita para os cidadãos que buscam ingressar no mercado de trabalho ou abrir o próprio negócio. Os cursos são definidos de acordo com as demandas regionais. Em um ano, o programa já atendeu 40 mil pessoas. Para o segundo semestre de 2012 foram disponibilizadas 37 mil novas vagas, distribuídas em 491 municípios. As capacitações são intensivas, com duração de no máximo três meses. Isso permite ao aluno concluir o curso rapidamente e se candidatar às oportunidades de emprego.