Via Rápida Emprego oferece curso gratuito em Ibiúna

02/10/2012

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT) do Estado de São Paulo está com inscrições abertas para diversos cursos gratuitos de qualificação profissional do Via Rápida Emprego. Em Ibiúna, o Programa oferece 30 vagas para os cidadãos que desejam aprimorar as habilidades profissionais na área de Manipulação e Higienização de Alimentos e aumentar as chances de inserção no mercado de trabalho.

O curso, com início previsto para o dia 8 de outubro, terá carga horária de 210 horas e será ministrado por profissionais do Centro Paula Souza. ”O Via Rápida, além de preparar os trabalhadores para uma melhor colocação profissional, também oferece oportunidade para que pequenos empreendedores abram o seu próprio negócio e contribuam para a geração de emprego e renda”, explica o secretário da SDECT, Luiz Carlos Quadrelli.

Inscrições
Para participar do curso de “Manipulação e Higienização de Alimentos” é preciso ter ensino médio incompleto e residir no município de Ibiúna. As inscrições para os cursos devem ser realizadas somente pelo site www.viarapida.sp.gov.br Os documentos necessários são RG e CPF. Os participantes recebem material didático e subsídio de transporte no valor de R$ 120. Desempregados, sem seguro desemprego ou benefício previdenciário, também têm direito à bolsa-auxílio mensal de R$ 210 durante o período do curso.

A seleção é feita pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo (SDECT), que considera critérios de idade, escolaridade e renda familiar dos inscritos. Quem está desempregado ou é arrimo de família, tem prioridade. Os selecionados são informados por correspondência oficial. As turmas iniciais estão previstas o final de julho.

SOBRE O PROGRAMA: Lançado em julho de 2011, o Via Rápida Emprego é uma ação do Governo do Estado, coordenada pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT), que oferece capacitação profissional gratuita para os cidadãos que buscam ingressar no mercado de trabalho ou abrir o próprio negócio. Os cursos são definidos de acordo com as demandas regionais. Em um ano, o programa já atendeu 40 mil pessoas. Para o segundo semestre de 2012 foram disponibilizadas 37 mil novas vagas, distribuídas em 491 municípios. As capacitações são intensivas, com duração de no máximo três meses. Isso permite ao aluno concluir o curso rapidamente e se candidatar às oportunidades de emprego.