Via Rápida Emprego forma turmas em São Vicente

19/12/2011

Secretário Paulo Alexandre e um dos formandos do Via Rápida Emprego em SV

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, participou nesta segunda-feira (19) da cerimônia de formatura de 103 alunos que realizaram, em São Vicente, os cursos de capacitação profissional do programa Via Rápida Emprego. Na ocasião, foram entregues certificados para formandos dos cursos de “Motorista de Carga (53 alunos) e “Motorista de Passageiros” (50 alunos).

Alguns dos alunos dos cursos do Via Rápida Emprego em São Vicente já foram contratados pelas parceiras do Sest Senat. Na turma de motorista de carga, foram contratados 17 pela Fassina Transporte, 1 pela Meca e 1 pela Hipercon Transportes. Na turma de motorista de transportes, foram empregados 28 alunos pela Viação Piracicabana e outros 19 estão em processo de seleção pela Transilitoral.

Durante a cerimônia, Paulo Alexandre destacou a importância da iniciativa do Governo do Estado de São Paulo de oferecer qualificação profissional gratuita para as pessoas que buscam oportunidades de emprego. “Hoje, São Paulo é responsável pela maior parte da economia do país e vai crescer ainda mais nos próximos anos, principalmente, com a exploração do Pré-Sal que, além do progresso tecnológico, também vai trazer, não apenas para a Baixada Santista, mas para todo o Estado, milhares de oportunidades de emprego que exigirão conhecimento. E é nesse sentido que o Governo tem contribuído, preparando cada vez mais profissionais para mercado de trabalho”.

São Vicente foi o terceiro município do estado e o primeiro da região da Baixada Santista com maior número de candidatos, totalizando 4.259 alunos inscritos. Para o município, foram disponibilizadas 680 vagas, distribuídas em 18 cursos, sendo destes 11 executados pelo Senat, 4 pelo Centro Paula Souza e 3 pelo Senai. O Senat foi responsável pela capacitação de quase 70% dos alunos, formando em suas instalações um total de 450 matriculados.

Lançado em julho, o Via Rápida Emprego já contabiliza cerca de 198 mil inscritos em todo o Estado de São Paulo. O programa, que oferece capacitação profissional gratuita para os cidadãos que buscam ingressar no mercado de trabalho, disponibilizou no semestre, 33 mil vagas em mais de 400 municípios.

Na Baixada Santista, foram oferecidas mais de 2,5 mil vagas para cursos em diversas áreas como construção civil, indústria, comércio e prestação de serviços, entre eles: Recepção e Atendimento, Assistente de Logística, Eletricista Instalador, Mecânico, Operador de Empilhadeira, Soldador de Manutenção, Assistente Administrativo em Transporte e outros. Os cursos foram definidos de acordo com as demandas regionais.

O programa também disponibilizou opções de estudos para públicos específicos. Em Mongaguá, por exemplo, o Via Rápida tem atendido presos na fase final do cumprimento de penas e, em Santos, foram oferecidas mais de 150 vagas para cidadãos da terceira idade e pessoas com deficiência.

As aulas são realizadas por profissionais de Escolas Técnicas (Etecs); unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), do Senac, do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) e de outras instituições contratadas pela SDECT. Para o próximo ano, a previsão é atender mais 125 mil cidadãos em todo o Estado.