Via Rápida Emprego convoca 1,6 mil candidatos

03/10/2012

A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT) inicia na próxima segunda-feira (8/10) mais uma etapa de convocação dos candidatos que participarão, em outubro, dos cursos de qualificação profissional do Via Rápida Emprego. Nesta fase, serão chamados 1.695 inscritos para a formação de novas turmas, em 27 municípios.

A convocação acontece na Capital, na Grande São Paulo e também em cidades das regiões de Araçatuba, Araraquara, Bauru, Baixada Santista, Campinas, Marília, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba.

Os candidatos selecionados serão informados por telegrama oficial. Aqueles que receberem o aviso devem comparecer ao local indicado na correspondência, munidos de RG e CPF para realizar a matrícula.

Além do material didático, os alunos receberão subsídio de transporte no valor de R$ 120. Desempregados, sem seguro desemprego ou benefício previdenciário, terão direito à bolsa-auxílio mensal de R$ 210 durante o período do curso.

As aulas terão início entre os dias 15 e 29 de outubro e serão ministradas por profissionais de Escolas Técnicas (Etecs), Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado de SP e de outras instituições contratadas pela SDECT, como o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Em São Paulo, o programa convocará 360 candidatos inscritos nos seguintes cursos:

- Capacitação de motorista de passageiros
- Capacitação de motorista de taxi
- Auxiliar de Modelista de Roupas
- Operador de Máquinas Reta e Overloque
- Confeitaria básico
- Informática Básica
- Mecânico de refrigeração
- Pedreiro
- Cozinheiro Geral

SOBRE O PROGRAMA: Lançado em julho de 2011, o Via Rápida Emprego é uma ação do Governo do Estado, coordenada pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT), que oferece capacitação profissional gratuita para os cidadãos que buscam ingressar no mercado de trabalho ou abrir o próprio negócio. Os cursos são definidos de acordo com as demandas regionais. Em um ano, o programa já atendeu 40 mil pessoas. Para o segundo semestre de 2012 foram disponibilizadas 37 mil novas vagas, distribuídas em 491 municípios. Deste total, cerca de 30 mil candidatos já ingressaram nos cursos. As capacitações são intensivas, com duração de no máximo três meses. Isso permite ao aluno concluir o curso rapidamente e se candidatar às oportunidades de emprego.