carregando...

Notícias

Notícias

Via Rápida e Avape formam novas turmas na Baixada



13/11/2012

No dia 31 de outubro, as cidades de Santos e de Cubatão formaram, no total, três novas turmas do Programa Via Rápida Emprego. Os cursos, com carga horária que variou de 100 a 230 horas, foram ministrados para pessoas com diferentes tipos de deficiência (física, auditiva, visual, mental e múltipla).

O Via Rápida é um Programa de Qualificação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Governo do Estado de São Paulo que existe desde julho 2011. No Estado de São Paulo, a Avape é uma das licenciadas para ministrar esses cursos, nas áreas de comércio e serviços.

O Programa oferece cursos básicos de qualificação profissional para capacitar gratuitamente a população que está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho ou que deseja ter seu próprio negócio.

Este ano, os cursos estão sendo ministrados em 8 cidades do Estado de São Paulo, por meio de 14 turmas, com cursos que duram de 20 a 46 dias úteis.

Desde o início da parceria da Avape com o Governo de São Paulo, já se formaram 580 pessoas.

Thaís Mendes Lopes, 20 anos, tem deficiência intelectual leve e Síndrome de Noonan – síndrome de origem genética. Ela participou do curso de garçom, de 17 de agosto e 06 de novembro e está animada para entrar no mercado de trabalho. “Aprendi muita coisa. Acredito que tenho perfil para trabalhar nessa área e desejo muito conseguir um trabalho como garçonete. Estou mais confiante após o curso, pois, também aprendi como me comportar em uma entrevista e usar a roupa adequada”.

Autonomia e independência financeira é o que busca Maria Teresa Bittencourt Rosa, 23 anos, com deficiência múltipla (física e intelectual leve). Após participar do Programa Via Rápida no ano passado, no curso de Auxliliar de Escritório, este ano participou do curso de Auxiliar de Logística, de 17 de agosto a 20 de outubro.

“Foi tão bom que até chorei no último dia de aula e hoje ensino algumas coisas para a minha mãe. Minha expectativa é conseguir um trabalho. Quero ter o meu dinheiro, meu cartão de crédito e minha casa. Para a minha mãe é difícil pensar que um dia vou sair de casa, mas sei que ser independente é o melhor pra mim, eu digo a ela: passarinho voa!”.

Podem participar do programa pessoas maiores de 16 anos, alfabetizadas e que residam no estado de São Paulo. Mais informações no site www.viarapida.sp.gov.br.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo