Via Rápida convoca candidatos para matrícula

17/09/2012

A partir desta semana, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT) do Estado de São Paulo inicia a convocação dos candidatos que participarão dos próximos cursos de qualificação profissional do programa Via Rápida Emprego. No total, serão chamados 1.426 inscritos para formação de turmas na Capital e em outros 29 municípios.

Confira aqui a lista de convocação para todos os municípios.

Em São Paulo, o programa convocará 224 candidatos cadastrados nos seguintes cursos:

- Auxiliar de Modelista de Roupas
- Corte, Costura e Modelagem de Bolsas em Couro Sintético
- Corte, Costura e Modelagem de Bolsas em Tecidos
- Montagem, Manutenção e Redes de Microcomputadores

Os primeiros telegramas já foram enviados. Aqueles que receberem o aviso devem comparecer ao local indicado na correspondência, munidos de RG e CPF para realizar a matrícula.

Na capital, os cursos terão início no dia 24 de setembro e serão executados por profissionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Além do material didático, os alunos matriculados receberão subsídio de transporte no valor de R$ 120. Desempregados, sem seguro desemprego ou benefício previdenciário, também terão direito à bolsa-auxílio mensal de R$ 210 durante o período do curso.

Vagas disponíveis:
O secretário em exercício da SDECT, Luiz Carlos Quadrelli, explica que ainda há mais de 6 mil vagas disponíveis em todo o Estado. “Elas serão executadas nos próximos meses. Os interessados em participar devem acessar o site do programa e efetuar a inscrição. A partir de outubro estão previstas novas convocações”.

Confira algumas vagas disponíveis na capital:

- Básico em Rotinas de escritório (60 vagas)
- Confeitaria básico (64 vagas)
- Informática Básica (96 vagas)
- Auxiliar de Modelista de Roupas (32 vagas)
- Controlador dimensional (32 vagas)
- Desenho Assistido por Computador (16 vagas)

As inscrições devem ser realizadas somente pelo site http://www.viarapida.sp.gov.br/. Os documentos necessários são RG e CPF. O nível de escolaridade exigido é variado. A seleção é feita pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, que considera critérios de idade, escolaridade e renda familiar dos inscritos. Quem está desempregado ou é arrimo de família, tem prioridade. Os candidatos selecionados serão informados por correspondência oficial.

SOBRE O PROGRAMA:
Lançado em julho de 2011, o Via Rápida Emprego é uma ação do Governo do Estado, coordenada pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT), que oferece capacitação profissional gratuita para os cidadãos que buscam ingressar no mercado de trabalho ou abrir o próprio negócio. Os cursos são definidos de acordo com as demandas regionais. Em um ano, o programa já atendeu 40 mil pessoas. Para o segundo semestre de 2012 foram disponibilizadas 37 mil novas vagas, distribuídas em 491 municípios. As capacitações são intensivas, com duração de no máximo três meses. Isso permite ao aluno concluir o curso rapidamente e se candidatar às oportunidades de emprego.