Via Rápida convoca 12,5 mil inscritos para matrícula

06/08/2012

A partir desta semana, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT) do Estado de São Paulo inicia a convocação dos candidatos selecionados que participarão, em agosto, dos cursos de qualificação profissional do programa Via Rápida Emprego. No total, serão chamados 12.510 inscritos para formação de turmas em 194 municípios.

Na Capital, o programa convocará 740 candidatos cadastrados em 18 cursos. São eles:

Formação em gastronomia;
Modelagem e costura para iniciantes;
Formação em telemarketing;
Básico em rotinas de escritório;
Serviços de almoxarifado e reposição de mercadorias;
Camareira;
Recepção e atendimento;
Rotinas em administração de recursos humanos; Rotinas financeiras;
Créditos e cobranças;
Assistente administrativo em transporte;
Operação de carga com habilitação em operador de empilhadeira;
Logística básica;
Capacitação de motorista de passageiros;
Capacitação de motorista de taxi;
Capacitação de motorista de cargas;
Assistente administrativo;
Encanador e
Garçom

Os primeiros telegramas já foram enviados. Os candidatos que receberem o aviso devem comparecer ao local indicado na correspondência, munidos de RG e CPF para realizar a matrícula.

Em São Paulo, os cursos terão início entre os dias 13 e 20 de agosto e serão realizados em Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado de SP, em unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat).

Além do material didático, os alunos matriculados receberão subsídio de transporte no valor de R$ 120. Desempregados, sem seguro desemprego ou benefício previdenciário, também terão direito à bolsa-auxílio mensal de R$ 210 durante o período do curso.

O secretário em exercício da SDECT, Luiz Carlos Quadrelli, explica que ainda há vagas disponíveis em 491 municípios. “Elas serão executadas nos próximos meses. Os interessados em participar dos cursos devem se inscrever no site do programa. Em setembro estão previstas novas convocações”.

SOBRE O PROGRAMA: Lançado em julho de 2011, o Via Rápida Emprego é uma ação do Governo do Estado, coordenada pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT), que oferece capacitação profissional gratuita para os cidadãos que buscam ingressar no mercado de trabalho ou abrir o próprio negócio. Os cursos são definidos de acordo com as demandas regionais. Em um ano, o programa já atendeu 40 mil pessoas. Para o segundo semestre de 2012 foram disponibilizadas 37 mil novas vagas, distribuídas em 491 municípios. As capacitações são intensivas, com duração de no máximo três meses. Isso permite ao aluno concluir o curso rapidamente e se candidatar às oportunidades de emprego.

Para participar é preciso ter idade mínima de 16 anos, ser alfabetizado e residir no Estado de São Paulo. As inscrições devem ser realizadas somente pelo site www.viarapida.sp.gov.br