Vestibular Unicamp muda para reforçar a inclusão social

19/08/2013

Fonte: Universidade Estadual de Campinas

Comvest dobra a bonificação na nota final dos candidatos que fizeram ensino médio em escolas públicasA Unicamp abriu às 9 horas desta segunda-feira, 19 de agosto, as inscrições para o vestibular nacional 2014, que poderão ser feitas até o dia 13 de setembro, exclusivamente pela internet, na página da Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest): www.comvest.unicamp.br. Ao dar início à entrevista coletiva para explicar as mudanças promovidas este ano, o coordenador da Comvest, professor Edmundo Capelas de Oliveira, informou que já havia 225 candidatos inscritos, apenas uma hora depois da disponibilização do formulário eletrônico.

Uma das novidades destacadas pelo coordenador-geral da universidade, professor Alvaro Crósta, refere-se ao Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS), que dobrou de 30 para 60 pontos a bonificação na nota final dos candidatos que tenham cursado o ensino médio integralmente em escolas públicas; e os autodeclarados pretos, pardos e indígenas, que antes recebiam 10 pontos adicionais, agora terão 20, totalizando 80 pontos. “A Unicamp foi pioneira em relação a um programa que não é baseado em cotas, e que vem fazendo sucesso com resultados importantes desde 2004. Com essa modificação, esperamos promover maior inclusão social, em sintonia com as diretrizes dos governos estadual e federal.”

Segundo o pró-reitor de Graduação, professor Luís Alberto Magna, a estimativa é de que, dobrando a bonificação do PAAIS, a Unicamp passe a contar com 34% dos ingressantes oriundos exclusivamente de escolas públicas, contra 25% em 2013, representando um aumento de nove pontos percentuais. “Por meio de outras ações em estudo, temos a meta de até 2017 chegar a 50% dos alunos da graduação vindos da rede pública; e, desses, pelo menos 35% de autodeclarados pretos, pardos e indígenas.”

O coordenador-geral Alvaro Crósta aproveitou a ocasião para anunciar que universidade, em decisão aprovada pelo Conselho Universitário, vai autorizar a contratação de 140 a 150 docentes para o próximo ano. “É um número expressivo de contratações, o maior já feito em um só ano. O diagnóstico é que nosso corpo docente está menor do que há vinte anos, devido às aposentadorias e dificuldades de reposição trazidas pelas limitações orçamentárias. Vemos esta medida como necessária para manter o alto nível dos nossos cursos.”

Outras mudanças
Edmundo de Oliveira lembrou outras mudanças para o vestibular 2014, entre elas a de que o site da Comvest passa a ser o único local onde o candidato deve buscar informações, não havendo mais material impresso. “Também estamos oferecendo dois novos cursos de graduação: Administração (com 180 vagas, período noturno) e Administração Pública (60 vagas, noturno), ambos na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) de Limeira; deixam de existir os cursos de Gestão de Agronegócio, Gestão de Comércio Internacional, Gestão de Empresas e Gestão de Políticas Públicas.”

O coordenador da Comvest informou ainda que a Unicamp deixará de aplicar provas em Fortaleza e Salvador. Elas acontecerão em duas capitais, Belo Horizonte e Brasília, e em 16 cidades do Estado de São Paulo: Bauru, Campinas, Jundiaí, Limeira, Mogi Guaçu, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba e Sumaré.

Estão sendo oferecidas 3.460 vagas distribuídas em 69 cursos da Unicamp e dois cursos da Faculdade Pública de Medicina e Enfermagem de São José do Rio Preto (Famerp), que aumentou de 64 para 80 o número de vagas. Mais uma mudança diz respeito aos cursos de Música, que terão as provas de Habilidades Específicas aplicadas antes da primeira fase, no período de 03 a 07 de outubro de 2013.

A primeira fase será realizada em 10 de novembro de 2013 e a segunda fase nos dias 12, 13 e 14 de janeiro de 2014. A taxa de inscrição é de R$ 140 e, para 2014, a Comvest isentou 4.002 candidatos deste pagamento. Das 9 horas do dia 20 até 17 horas do dia 23 de agosto, os interessados poderão solicitar a redução de 50% na taxa de inscrição. O kit do vestibulando (Manual do Candidato e Revista do Vestibulando) é gratuito e está disponível para consulta e impressão na página eletrônica da Comvest.