Vale do Ribeira vai ganhar Etec em Apiaí

25/05/2009

Apiaí terá quatro cursos técnicos atendendo toda a região do Alto Vale (Armando Júnior/SD)O Centro Paula Souza e a Prefeitura de Apiaí, no Vale do Ribeira, assinaram nesta segunda-feira, 25 de maio, um termo de cooperação técnica para a implantação da Etec (Escola Técnica) do Alto Vale do Ribeira, em Apiaí. A unidade atenderá também os municípios de Ribeira, Barra do Chapéu, Ribeirão Branco, Itaoca e Itapirapuã Paulista.

O secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, mostrou a importância desta Etec para a região. “Vamos atender toda a população que está próxima de Apiaí e que não precisará mais viajar até Capão Bonito para aprender uma profissão”, afirmou.

Escola onde será instalada a Etec do Alto Vale do Ribeira em Apiaí (Armando Júnior/SD)Técnicos do Centro Paula Souza já vistoriaram o prédio na rua Tenente Martins, 480, que terá quatro cursos profissionalizantes a serem definidos junto ao setor produtivo local. A previsão é que as aulas comecem no primeiro semestre de 2010. “Essa Etec ajudará no desenvolvimento de toda a região”, disse o prefeito de Apiaí, Emilson Couras da Silva. A solenidade, que lotou a Câmara Municipal de Itaoca, contou com representantes das seis cidades, além dos deputados estaduais Samuel Moreira e Edson Giriboni.

Casa do Artesão tem mais de 570 peças em cerâmica e outros materiais (Armando Júnior/SD)Fundesvar
O secretário de Desenvolvimento também visitou a Casa do Artesão e as instalações da Agroindústria Regional de Processamento de Vegetais, ambos em Apiaí. “A Secretaria de Desenvolvimento pode apoiar de duas maneiras. A primeira é por meio do artesanato, transformando essa vocação da região em APL (Arranjo Produtivo Local). E a segunda é fazer com que o agronegócio do Vale do Ribeira agregue valor na produção, gerando emprego e renda”, disse.

O Fundo de Desenvolvimento Econômico e Social do Vale do Ribeira (Fundesvar) financia pequenos empresários e prefeituras da região, em projetos de estímulo à geração de emprego e renda no Vale. Nos últimos anos, cerca de R$ 45 milhões foram investidos. “Enquanto as prefeituras não tinham recursos para investimentos, o Fundesvar foi essa ferramenta para o Vale do Ribeira”, disse Silva.

A região
O Vale do Ribeira, localizado na região sul do Estado, abriga uma população de mais de 350 mil habitantes, em 23 municípios, e possui grande parte da Mata Atlântica remanescente no Brasil. Em 1999, a Unesco declarou a região Patrimônio Natural da Humanidade.