Vale do Paraíba recebe Governo Presente

03/06/2011

Secretário apresenta maquete do Via Rápida ao prefeito de São José dos Campos

O Parque Tecnológico de São José dos Campos sediou nesta sexta-feira, 3 de junho, a 2ª edição do Fórum Governo Presente, com a participação de municípios do Vale do Paraíba e do Litoral Norte. No período da manhã, secretarias de Estado atenderam prefeitos e empresários em estandes montados no galpão do parque tecnológico. À tarde, o governador Geraldo Alckmin participou de uma plenária com moradores da região, onde anunciou uma série de medidas, como a duplicação da Rodovia dos Tamoios e a construção de novo acesso ao Porto de São Sebastião.

Na área de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, o secretário Paulo Alexandre Barbosa, atendeu 14 prefeituras, ao lado da diretora-superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, e do diretor da Investe SP Hans Schaeffer. O secretário conversou com prefeitos, secretários municipais e empresários, sobre ações da pasta nas áreas de tecnologia, atração de investimentos, desenvolvimento econômico e ensino profissionalizante, com destaque para o programa Via Rápida Emprego, que será implantado a partir do segundo semestre e deverá ter seu cronograma anunciado nas próximas semanas. "O Vale do Paraíba é uma das regiões estratégicas do Estado de São Paulo que contarão com cursos profissionalizantes do Via Rápida Emprego, para capacitar a mão-de-obra da população com cursos rápidos de 80, 100 e 200 horas", afirmou o secretário.

Prefeito de Ilhabela em audiência com secretário Paulo Alexandre Barbosa

Além do Via Rápida, dentre as ações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia para São José dos Campos, destaca-se a implantação do Laboratório de Estruturas Leves do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) no Parque Tecnológico, que deverá entrar em funcionamento a partir de 2012. Já o Centro Paula Souza anunciou que, em agosto, iníciam as aulas da nova Faculdade de Tecnologia de Taubaté, com 80 vagas no curso de Eletrônica Automotiva.

A região também contará com empreendimentos multinacionais que somam mais de R$ 2 bilhões, intermediados pela Investe São Paulo. Juntas, Sany Chery, Cebrace, Penido e AGC, com suas futuras fábricas em Jacareí, Caçapava e Guaratinguetá, deverão gerar 10 mil empregos.

Participaram de audiência com o secretário os prefeitos Fabiano Vieira (Cachoeira Paulista), Ana Cristina Machado César (Campos do Jordão), Antônio Carlos da Silva (Caraguatatuba), Ana Karin Andrade (Cruzeiro), Antônio Luis Colucci (Ilhabela), José Luiz da Cunha (Lavrinhas), João Antônio Salgado Ribeiro (Pindamonhangaba), José Celso Bueno (Queluz), Marcos de Oliveira Galvão (Roseira), Idelfonso Mendes Neto (São Bento do Sapucaí), Arthur Barbosa Pinto (São José do Barreiro), Eduardo Cury (São José dos Campos), e Ana Lúcia Bilard Sicherle (São Luiz do Paraitinga), além do secretário de Desenvolvimento Econômico de Jacareí, Emerson Goulart Caetano de Souza.