Vale do Juqueri terá plano de desenvolvimento local

27/06/2011

Protocolo de intenções prevê cooperação técnica para elaboração do plano

Os municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal da Bacia do Juqueri (Cimbaju) contarão com um plano de desenvolvimento econômico e social para a região. O protocolo de intenções para a elaboração dos estudos foi assinado na tarde desta segunda-feira, 27 de junho, pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, em conjunto com o secretário de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido. O consórcio é formado pelos municípios da sub-região Norte da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), composto por Caieiras, Cajamar, Francisco Morato, Franco da Rocha e Mairiporã.

A iniciativa, chamada de “Plano de Desenvolvimento Sustentável do Vale do Juqueri”, prevê a realização de estudos técnicos para levantamento das necessidades dos municípios, envolvendo ações nas áreas de infraestrutura, transporte, meio ambiente, habitação, planejamento urbano e desenvolvimento econômico. Na próxima etapa, o consórcio deverá elaborar um programa de necessidades, com plano de custos e ações iniciais, acompanhadas de um cronograma.

Os estudos serão financiados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, por intermédio do Programa Estadual de Fomento ao Desenvolvimento Regional. “O plano irá elaborar um diagnóstico preciso para que as ações possam ser implementadas de forma integrada, trazendo resultados efetivos para a melhoria da qualidade de vida dos moradores de toda a região”, afirmou Paulo Alexandre Barbosa.

“Essa região é uma das que apresentam os maiores desafios, não só da Região Metropolitana de São Paulo, mas de todo o Estado. Para nós está muito claro que os municípios não conseguirão alcançar o desenvolvimento sustentável sozinhos e esse trabalho precisa ser feito em conjunto”, ressaltou Edson Aparecido.

Os dados apresentados serão analisados pelas secretarias envolvidas e farão parte do futuro Plano de Desenvolvimento da RMSP. “Os problemas só serão resolvidos com a atuação forte do Estado em parceria com os municípios. Este projeto vem para auxiliar o desenvolvimento da região”, completou o secretário de Desenvolvimento Metropolitano. Participaram do encontro os prefeitos Antonio Ayacida (Mairiporã) - presidente do Cimbaju, Daniel Ferreira da Fonseca (Cajamar), José Aparecido Bressani (Francisco Morato) e Marcio Cecchettini (Franco da Rocha).