carregando...

Notícias

Notícias

Vagas para alunos de pós-graduação



21/05/2014

Fonte: IPT

Estão abertas até o dia 18 de julho as inscrições para candidatos a mais uma edição do Programa Novos Talentos do IPT. O objetivo do programa é apoiar as atividades de pesquisa e desenvolvimento de estudantes de mestrado e doutorado, inclusive pesquisadores de pós-doutorado.

O programa está aberto a candidatos de instituições de ensino e pesquisa, além dos alunos do Mestrado Profissional do próprio IPT, desde que atendam as qualificações previstas para cada caso e tenham foco em temas científicos e tecnológicos de interesse do Instituto.

O programa apoia os participantes das seguintes maneiras:

• Orientação ou coorientação no projeto por pesquisadores do IPT;

• Acesso à infraestrutura de laboratórios e equipamentos do IPT necessários para a execução do projeto;

• Possibilidade de recebimento de reserva técnica, com recursos da Fundação de Apoio ao IPT, a FIPT, de acordo com as regras previstas no edital;

• Possibilidade de recebimento de bolsa suplementar da FIPT, de acordo com as regras previstas no edital, para os participantes que já estejam recebendo ou que irão receber bolsa de outras fontes (somente mestrado ou doutorado);

• Possibilidade de recebimento de bolsa integral da FIPT, de acordo com as regras previstas no edital, para os participantes que não recebem bolsa de outras fontes (somente mestrado ou doutorado).

• Participantes do pós-doutorado não terão a possibilidade de receber bolsa FIPT, mas terão apoio de pesquisadores do Instituto para o pedido de bolsas no âmbito de projetos de pós-doutorado junto às agências de fomento.

“A inclusão de pós-graduandos no programa do IPT é uma oportunidade de interação entre áreas que podem contribuir mutuamente para novos desenvolvimentos tecnológicos. A especialidade dos orientadores da universidade, juntamente à vivência do IPT em problemas do
setor industrial, poderá gerar soluções mais assertivas para diferentes desafios”, afirma a pesquisadora Patricia Léo, do Núcleo de Bionanomanufatura do IPT e orientadora atualmente do aluno Edi Carlos Pereira de Sousa no projeto ‘Estudo das propriedades de nanopartículas de prata metálica precipitadas em vidros óxidos, vidros orgânicos e sistemas Soft Glassy Materials (SGM) para aplicações em nano-óptica e em biologia celular’, que está inserido no programa de pós-graduação em Física da USP, sob a orientação de Walter M. Pontuschka. “Esta oportunidade de interação interdisciplinar nos obriga a uma homogeneização de linguagem para que todos se entendam, despertando novas possibilidades de interação”, completa ela.

Quem pode se candidatar:

Para o mestrado ou o doutorado serão elegíveis estudantes de quaisquer instituições de ensino superior, brasileiros ou estrangeiros. Para o caso de orientação por pesquisadores do IPT, o estudante deverá ter iniciado sua pós-graduação após o dia 1 de janeiro de 2014. Para os casos de coorientação, serão aceitos estudantes que se matricularam na pós-graduação após 1 de junho de 2013.

Candidatos a pós-doutorado deverão ter concluído o doutorado até o início da participação no programa Novos Talentos. Os selecionados irão colaborar com pesquisadores do IPT para apresentar projeto de pós-doutorado a uma agência de fomento. Caso o projeto não seja aceito por uma agência de fomento, o candidato poderá abandonar o programa.

Também poderão candidatar-se estudantes de mestrado, doutorado ou pesquisadores de pós-doutorado com vínculo empregatício, que estejam desenvolvendo projetos de pesquisa de interesse para as respectivas empresas.

Os participantes deverão dedicar no mínimo 30 horas semanais às atividades de pesquisa no IPT, ou em sua instituição de ensino e pesquisa. Participantes com vínculo empregatício poderão dedicar somente 16 horas mensais às atividades de pesquisa.

Vagas e bolsas previstas:

Duas vagas para mestrado com Bolsa FIPT Integral;
Duas vagas para doutorado com Bolsa FIPT Integral;
Quatro vagas para mestrado com Bolsa FIPT Suplementar;
Quatro vagas para doutorado com Bolsa FIPT Suplementar;
Duas vagas para mestrado sem Bolsa FIPT;
Duas vagas para doutorado sem Bolsa FIPT;
Quatorze vagas para pós-doutorado sem bolsa FIPT.

Para mais informações, clique aqui.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo