carregando...

Notícias

Notícias

USP realiza mostra de concepção cênica



14/10/2013

No Departamento de Artes Cênicas (CAC) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, há um centro de pesquisa diferente dos demais. O Cepeca (Centro de Pesquisa em Experimentação Cênica do Ator) funciona de modo que teoria e prática caminhem juntas no processo de estudos e resultem na criação de um espetáculo teatral. Para difundir parte desses trabalhos (alguns concluídos e outros em andamento), acontece nos dias 18, 19, 20, 26 e 27 de outubro a Mostra Cepeca, realizada no Teatro Escola Macunaíma.

Coordenado pelos professores Armando Sérgio da Silva e Eduardo Coutinho, o Cepeca caminha a fim de trazer novas diretrizes para o trabalho do ator, a partir da pesquisa acadêmica aliada a encontros semanais. O professor Armando Sérgio da Silva diz que “cada ‘pesquisAtor’ (termo criado por ele) expõe sua proposta e resultado cênico e todos os componentes analisam a relação entre a teoria e a prática. Na reunião seguinte, cada um aprimora os resultados e vai caminhando para sua dissertação ou tese e para a conclusão do espetáculo”.

No evento, cinco pesquisAtores apresentarão seus projetos, sendo quatro deles inéditos. O primeiro deles (dia 18, às 21 horas), “Dramaturgia de uma nau de loucos: uma possibilidade cênica”, consiste na tese de doutorado de Evinha Sampaio, que resultou no espetáculo Nau do Asfalto. Evinha teve como mote da pesquisa a observação dos movimentos “corposoutros” (movimentos dos corpos de moradores de rua com problemas mentais que vivem na cidade de São Paulo). Somado a isso, vem a dramaturgia das personagens. “Elas não conversam entre si. Os textos são totalmente independentes, mas trazem em si a lógica própria da loucura. Faço um teatro documentário: documento, registro e denuncio a situação dos doentes mentais nas ruas de São Paulo”, diz Evinha.

No último dia da mostra (27, às 20 horas), Renata Mazzei apresenta sua tese de doutorado “O Aikido e a Capoeira como fonte de inspiração para a dramaturgia do ator”. Utilizando movimentos de ambas as lutas marciais, Renata desenvolveu um trabalho no qual esses movimentos tanto auxiliam na preparação corporal do ator quanto na concepção estética do espetáculo cênico. “Nos ensaios temos uma fase de treinamento e, quando vamos para a improvisação, é lá que eles se inspiram para improvisarem corporalmente”, diz Renata. Ela ainda frisa que o intuito não é a reprodução do movimento, mas utilizá-lo como ferramenta para a criação do ator, ao mesmo tempo em que a influência dele nessa concepção se torna visível. Um dos objetivos é que fique evidente a diferença estética quando se utiliza o aikido ou a capoeira. “Essas diferenças já estão aparecendo tanto na relação com os atores como na criação individual”, completa Renata.

A Mostra Cepeca acontece nos dias 18, 19, 20, 26 e 27 de outubro, no Teatro Escola Macunaíma – Rua Adolfo Gordo, 238, Campos Elísios, telefone (11) 3217-3400). Os ingressos custam R$ 3,50.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo