USP e Ministério Público firmam acordo de cooperação

10/11/2014

Fonte: Universidade de São Paulo

A Universidade de São Paulo (USP) e o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional da Escola Superior do Ministério Público de São Paulo (CEAF-ESMP) firmaram um acordo de cooperação na quarta-feira, 5 de novembro, na reitoria da intituição, com o objetivo de desenvolver atividades de pesquisa aplicada, formação e capacitação.

O documento, assinado pelo reitor Marco Antonio Zago e pelo diretor do CEAF-ESMP, Marcelo Pedroso Goulart, prevê o desenvolvimento de pesquisa para a produção de instrumentos técnico-científicos voltados à atuação do Ministério Público (MP), além da realização de atividades de formação, organização e realização de cursos, seminários, congressos, simpósios.

“A assinatura deste acordo é um grande salto qualitativo”, ressaltou Goulart. Foram três meses de trabalhos entre as duas instituições, da elaboração do projeto até a assinatura do acordo, que terá duração de cinco anos, com possibilidade de prorrogação de vínculo.

As duas instituições deverão desenvolver atividades de pesquisa e de formação relacionadas preferencialmente aos temas de atuação do MP.

Os resultados das pesquisas serão apresentados nos formatos de instrumentos técnico-científicos, destinados ao órgão para a fundamentação de suas iniciativas, que são os artigos científicos, livros, capítulos de livros e publicações em meio impresso ou digital com linguagem acessível aos agentes políticos e formadores de opinião, além de textos de fácil leitura e compreensão destinados ao grande público por meio dos veículos de difusão coletiva.  As atividades de formação serão realizadas por meio de minicursos e cursos de extensão e aperfeiçoamento; cursos de pós-graduação; seminários, colóquios, mesas-redondas.

A definição dos temas de pesquisa ou de formação ficará a cargo do Comitê Estratégico, que se reunirá uma vez por ano, integrado pelo reitor da USP e pelo diretor do CEAF-ESMP, além de dois representantes de cada instituição, totalizando seis membros.

Depois da definição dos temas, a operacionalização ficará sob a responsabilidade do Comitê Executivo, que é formado por representantes das duas instituições, que se reunirá conforme a demanda de trabalho, coordenando os trabalhos dos grupos de pesquisa e de formação. Até o final do ano, uma próxima reunião será realizada para definição do início das atividades.

A parceria entre a USP e o MP contribuirá para a efetividade da atuação do Ministério, que acontece em várias áreas e necessita de acesso à produção científica em diversos campos do conhecimento humano e a formação multidisciplinar de seus quadros dirigentes e técnicos (agentes políticos e administrativos) para cumprir com a missão da defesa dos interesses estratégicos da sociedade brasileira no âmbito do sistema de administração da Justiça.