carregando...

VÍDEOS

ÓRGÃOS VINCULADOS

Notícias

Notícias

USP e Ministério Público firmam acordo de cooperação



10/11/2014

Fonte: Universidade de São Paulo

A Universidade de São Paulo (USP) e o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional da Escola Superior do Ministério Público de São Paulo (CEAF-ESMP) firmaram um acordo de cooperação na quarta-feira, 5 de novembro, na reitoria da intituição, com o objetivo de desenvolver atividades de pesquisa aplicada, formação e capacitação.

O documento, assinado pelo reitor Marco Antonio Zago e pelo diretor do CEAF-ESMP, Marcelo Pedroso Goulart, prevê o desenvolvimento de pesquisa para a produção de instrumentos técnico-científicos voltados à atuação do Ministério Público (MP), além da realização de atividades de formação, organização e realização de cursos, seminários, congressos, simpósios.

“A assinatura deste acordo é um grande salto qualitativo”, ressaltou Goulart. Foram três meses de trabalhos entre as duas instituições, da elaboração do projeto até a assinatura do acordo, que terá duração de cinco anos, com possibilidade de prorrogação de vínculo.

As duas instituições deverão desenvolver atividades de pesquisa e de formação relacionadas preferencialmente aos temas de atuação do MP.

Os resultados das pesquisas serão apresentados nos formatos de instrumentos técnico-científicos, destinados ao órgão para a fundamentação de suas iniciativas, que são os artigos científicos, livros, capítulos de livros e publicações em meio impresso ou digital com linguagem acessível aos agentes políticos e formadores de opinião, além de textos de fácil leitura e compreensão destinados ao grande público por meio dos veículos de difusão coletiva.  As atividades de formação serão realizadas por meio de minicursos e cursos de extensão e aperfeiçoamento; cursos de pós-graduação; seminários, colóquios, mesas-redondas.

A definição dos temas de pesquisa ou de formação ficará a cargo do Comitê Estratégico, que se reunirá uma vez por ano, integrado pelo reitor da USP e pelo diretor do CEAF-ESMP, além de dois representantes de cada instituição, totalizando seis membros.

Depois da definição dos temas, a operacionalização ficará sob a responsabilidade do Comitê Executivo, que é formado por representantes das duas instituições, que se reunirá conforme a demanda de trabalho, coordenando os trabalhos dos grupos de pesquisa e de formação. Até o final do ano, uma próxima reunião será realizada para definição do início das atividades.

A parceria entre a USP e o MP contribuirá para a efetividade da atuação do Ministério, que acontece em várias áreas e necessita de acesso à produção científica em diversos campos do conhecimento humano e a formação multidisciplinar de seus quadros dirigentes e técnicos (agentes políticos e administrativos) para cumprir com a missão da defesa dos interesses estratégicos da sociedade brasileira no âmbito do sistema de administração da Justiça.
 

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo