carregando...

VÍDEOS

ÓRGÃOS VINCULADOS

Notícias

Notícias

USP e CNPq promovem primeira Virada Científica de São Paulo



10/10/2014

Fonte: Universidade de São Paulo

Com entrada franca, evento terá 24 horas de duração sem restrição de idade e público (Divulgação)Simulação de terremoto, visita ao interior de uma célula humana gigante, shows de física, química e de matemática, workshop de criação de jogos de tabuleiro, palestras, caminhada monitorada, futebol de robôs e observação noturna do céu. Essas são algumas das atividades que serão realizadas na primeira edição da virada científica, promovida pela Universidade de São Paulo (USP) em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O evento terá 24 horas de duração, com início às 8 horas do dia 11 de outubro. A entrada é franca e não há restrição de idade e público.

Serão realizadas mais de 100 atividades, entre oficinas, experimentos, shows, jogos, palestras, sessões de cinema e de planetário – boa parte delas voltadas às crianças. A programação estará disponível a partir do dia 6 de outubro no site www.prceu.usp.br/viradacientifica. As atividades ocorrerão na Cidade Universitária, no Instituto Butantan, no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), na Faculdade de Medicina (Zona Oeste), na Casa de Dona Yayá (Centro) e no Parque CienTec (Zona Sul).

Sete museus da USP também estarão abertos ao público com entrada franca: Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP, museu de arqueologia e etnologia, museu republicano convenção de Itu, museu de anatomia veterinária, museu oceanográfico, museus do instituto Butantan e museu de geociências. Duas unidades da USP fora da capital também participarão da Virada Científica: a Escola de Engenharia de Lorena (EEL), no interior, e o Engenho dos Erasmos, no litoral.

“A Virada Científica será importante para estabelecer uma conexão mais estreita com a sociedade, já que nossa produção científica é feita para ela. Além disso, ajudará a construir ações educativas no campo da ciência com potencial para estimular vocações nessa área”, afirma Maria Arminda do Nascimento Arruda, pró-reitora de cultura e extensão universitária da USP – órgão responsável pela coordenação geral do evento. A concepção e organização são dos professores Mikiya Muramatsu e Vera Bohomoletz Henriques, do Instituto de Física (IF) da USP.

A expectativa é que 10 mil pessoas participem do evento. Dentro da cidade universitária haverá reforço no policiamento e serão disponibilizados ônibus, para facilitar o deslocamento dos participantes. Parte dos restaurantes estará em funcionamento no dia do evento. Mais informações: viradacientifica@usp.br

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo