Univesp lança vestibular para novos cursos

24/04/2014

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, em exercício, Nelson Baeta Neves, participou, nesta quinta-feira (24/04), no Palácio dos Bandeirantes, ao lado do Governador Geraldo Alckmin, do evento de lançamento dos novos cursos da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).  Serão abertas na próxima segunda-feira (28/4), as inscrições para vestibular dos cursos de Licenciatura (Química, Física, Biologia e Matemática) e Engenharia (de Produção e de Computação). O evento contou ainda com apresentação de vídeo institucional e palavras do diretor da Univesp, Carlos Vogt.

De acordo com Vogt, este será o primeiro vestibular da UNIVESP, com oferta de modalidades dentro do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e apoio do Centro Paula Souza. “As opções  de cursos são orientadas por demandas para o desenvolvimento social e econômico do Estado de São Paulo e do País. Neste vestibular serão oferecidas 3.330 vagas - 1.296 para Engenharias e 2.34 para Licenciaturas - em polos distribuídos por todo o Estado. Todos os cursos são gratuitos. As aulas começam no segundo semestre”, ressaltou.

Inscrições

As inscrições deverão ser realizadas pelo site da UNIVESP (www.univesp.br/vestibular) das 10h do dia 28 de abril até as 23h59 de 16 de maio.

No ato da inscrição, o candidato escolherá uma das duas formações (Formação de Professores ou Engenharias) e até dois polos de apoio presencial de sua preferência onde o curso escolhido estiver sendo oferecido.

Inclusão

Serão oferecidas bonificações na nota final (Redação + Prova Objetiva) para candidatos que se enquadrarem nos perfis descritos abaixo, na ordem de:
I - Candidatos que se autodeclarem, no ato da inscrição, pretos, pardos ou índios (PPI) e que cursaram todo o Ensino Médio ou equivalente em escola pública no Brasil - 20%;
II - Candidatos que não se autodeclararam PPI e que cursaram todo o Ensino Médio ou equivalente em escola pública no Brasil - 15%;
III - Candidatos formados há pelo menos 10 (dez) anos no Ensino Médio ou equivalente - 10%;
IV - Candidatos que se autodeclarem PPI - 5%.

Cursos

Os cursos de Engenharia têm duração de cinco anos e serão oferecidos em 18 polos distribuídos em oito cidades do Estado: Barretos, Diadema, Franca, Jaú, Santos, São José dos Campos, São Paulo e Tarumã.
As licenciaturas têm duração de quatro anos e serão oferecidas em 32 polos distribuídos em 24 cidades: Araras, Araçatuba, Barretos, Capão Bonito, Cruzeiro, Diadema, Franca, Indaiatuba, Itapetininga, Itu, Jales, Jaú, Jundiaí, Mococa, Mogi Mirim, Osasco, Pindamonhangaba, Santo André, Santos, São Caetano do Sul, São José dos Campos, São José do Rio Preto, São Paulo e Tarumã.

Os cursos da Univesp são semipresenciais, ou seja, com atividades desenvolvidas a distância, por meio do ambiente virtual, além de aulas práticas e avaliações. Após concluir o 2º ano, o aluno recebe certificação em nível superior em Curso Sequencial de Formação Específica para Professores de Ciência Naturais e Matemática. Durante o 4º semestre, o estudante deverá inscrever-se para escolher em qual das Engenharias (Produção ou Computação) ou das Licenciaturas (Química, Física, Biologia ou Matemática) para dar prosseguimento aos estudos  e obter o diploma.

Sobre a Univesp

Criada inicialmente como Programa do Governo do Estado de São Paulo, a Univesp foi institucionalizada na forma da quarta universidade pública paulista por Geraldo Alckmin, de acordo com a Lei nº 14.836, de 20 de julho de 2012. Seu objetivo é ampliar o acesso ao ensino superior gratuito de qualidade, fazendo uso intensivo das tecnologias e de modernas metodologias de ensino e aprendizagem.

Confira as fotos aqui.