carregando...

VÍDEOS

ÓRGÃOS VINCULADOS

Notícias

Notícias

Universidades suecas apresentam pesquisas em São Paulo



08/11/2013

Seis universidades suecas de ponta apresentarão suas mais recentes pesquisas científicas em duas edições do Swedish Exellence Seminars, que serão realizadas em São Paulo e em Porto Alegre. O evento faz parte da programação de uma comitiva de representantes de universidades do país nórdico no Brasil, que inclui a assinatura de um convênio entre a Universidade de Lund e a Unesp.

O evento em São Paulo acontecerá nos dias 11 e 12 de novembro, das 8h às 16h, no Tivoli Morrajef Hotel. Já Porto Alegre receberá o evento no dia 14 de novembro, das 8h30 às 15h30, no Instituto de Informática da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).

Além da Universidade de Lund, a comitiva de instituições também trouxe representantes da KTH (Royal Institute of Technology), Universidade Uppsala, Universidade Linköping, Universidade Halmstad e Universidade Mälardalen.

O embaixador da Suécia no Brasil, Magnus Robach, irá abrir o evento em São Paulo. No primeiro dia, pela manhã, haverá mesas de discussão simultâneas sobre Pesquisa e Inovação e sobre Ciência dos Materiais. No período da tarde, uma mesa abordará pesquisas na área de Biomedicina.

No dia 12, pela manhã, uma mesa apresentará experiências e pesquisas suecas com transportes movidos a combustíveis sustentáveis. Em paralelo, uma outra mesa debaterá Transportes e Logística, com a presença do professor da Unesp de Bauru, José Alcides Gobbo Junior, que realizou seu pós-doutorado na Universidade de Lund.

No período da tarde, serão realizadas duas mesas simultâneas. Uma tratará de pesquisas suecas na área de Energias Sustentáveis, enquanto a outra abordará o tema Futuro Urbano, com pesquisas que envolvem problemas enfrentados por aglomerados urbanos.

Informações sobre os horários, as pesquisas que serão apresentadas e os participantes do seminário podem ser encontradas no link oficial do evento em São Paulo e do evento em Porto Alegre.

Internacionalização da Unesp
A Unesp assumiu a internacionalização da universidade como uma das prioridades de sua gestão, mantendo atualmente relações com 45 países, num total de 395 acordos vigentes. Este esforço visa diversificar o ambiente acadêmico e colocar alunos e professores em contato com outras culturas e diferentes visões de mundo, contribuindo assim para o intercâmbio da ciência e do conhecimento e garantindo a inserção da Unesp no rol das grandes instituições de ensino superior internacionais.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo