Universidades estrangeiras buscam relações com a Unicamp

14/04/2014

Fonte: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Quatro instituições internacionais de ensino superior - o Georgia Institute of Technology, dos Estados Unidos; o Instituto Politecnico di Torino, Itália; o Mount Saint Mary College, dos Estados Unidos, e a University of Derby, Inglaterra - enviaram comitivas à Unicamp com o propósito de ampliar possibilidades de colaboração acadêmica e vislumbrar as áreas de atuação conjunta.

O Georgia Institute of Technology esteve na Unicamp no dia 7 de abril, com os professores Yves H. Berthelot e Tim Lieuwen, do staff daquela instituição, e com diretor-sênior de Crescimento Global da Metro Atlanta Chamber, professor Ricardo Hubler. O grupo foi recebido pelo assessor da Vice-Reitoria Executiva de Relações Internacionais (Vreri), professor José Pissolato Filho, na sala da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG).

A delegação também se reuniu com a Agência de Inovação Inova Unicamp e seguiu para um almoço de negócios com responsáveis da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) da Universidade, do Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (Nipe), do programa Ciência sem Fronteiras e do parque tecnológico Science Park.
Após o almoço, a delegação fez uma rápida passagem pelo Centro de Estudos do Petróleo (Cepetro), onde foi recepcionada pela pesquisadora Vanessa Cristina Bizotto Guersoni.

Politecnico di Torino
O vice-reitor de Pesquisa, Transferência de Tecnologia e Relações Internacionais do Instituto Politécnico di Torino, Enrico Macii, foi recebido pelo assessor da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) da Unicamp, Fernando Coelho, no dia 9 de abril, na sala de reuniões da PRPG. O enviado da instituição italiana veio especificamente para uma reunião de trabalho.

O Instituto Politécnico de Turim é considerado uma das melhores e mais respeitadas universidades da Itália, com cursos de Bacharelado, Mestrado e Doutorado nas áreas de Engenharia, Arquitetura e Desenho Industrial. Tem mais de 150 anos de atividades.

Outras duas visitas ocorreram no dia 11 de abril: a do Mount Saint Mary College e da University of Derby. Dois enviados do International Business School of São Paulo (IBS), representando o Mount Saint Mary College, EUA, estiveram no campus de Campinas para uma reunião específica com assessores da Vreri. Foram eles o diretor de Relações Institucionais Aldo Brunhara e a assistente de Mobilidade Estudantil Tabata Crocci. Da parte da Unicamp, participaram a professora Eleonora Cavalcante Albano, do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL); e a assessora de Assuntos Internacionais Marilisa de Melo Freire Rossilho, da área de Comunicação da Vreri.

Vieram com o propósito de entregar um convênio já assinado envolvendo o Mount Saint Mary College-NY-EUA e a Unicamp, com vistas a tratar da melhor forma de divulgar as oportunidades para alunos e ex-alunos da Unicamp, para intercâmbio acadêmico.

A University of Derby (England) veio representada pelos professores Huw Davies e Angela Dean, do staff dessa instituição. Foram recebidos na Pró-Reitoria de Pós-Graduação pelo diretor-associado da Vreri, José Pissolato Filho, e pelo professor da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) Luiz Carlos Marcos Vieira Junior. Foram pautas da reunião a exploração de oportunidades e o estabelecimento de parceria, firmando novos contatos e novas formas de cooperação, especialmente na área de pesquisa.

A University of Derbli ganhou status de universidade em 1992 e celebrou este ano 22 anos. Em 2013 a instituição saltou 24 posições no The Guardian University Guide 2013 publicado pelo The Guardian Newspaper.