carregando...

VÍDEOS

ÓRGÃOS VINCULADOS

Notícias

Notícias

Universidade é a melhor instituição pública do País



18/11/2011

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) foi considerada a melhor universidade do país no Índice Geral de Cursos (IGC) divulgado nesta quinta-feira (17) pelo Ministério da Educação. Esse índice monitora a qualidade dos cursos de graduação e divide as instituições por totais contínuos que vão de zero a cinco pontos e em faixas que vão de um a cinco. Avaliações abaixo de três são consideradas insatisfatórias pelo MEC.

A Universidade de São Paulo (USP), que costuma aparecer em primeiro lugar entre as instituições brasileiras em rankings internacionais, não aparece na avaliação, pois não participa do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que é usado no cálculo da nota.

Esta é a primeira vez que a Unicamp tem o IGC porque até o ano passado a universidade não participava do Enade, que é usado no cálculo da nota. Além das universidades, o IGC avalia centros universitários e faculdades. A Unicamp foi a primeira colocada entre as universidades.

Unicamp
A Unicamp foi oficialmente fundada em 5 de outubro de 1966, dia do lançamento de sua pedra fundamental. Mesmo num contexto universitário recente, em que a universidade brasileira mais antiga tem pouco mais de sete décadas, a Unicamp pode ser considerada uma instituição jovem que já conquistou forte tradição no ensino, na pesquisa e nas relações com a sociedade.

O projeto de instalação da Unicamp veio responder à crescente demanda por pessoal qualificado numa região do País, o Estado de São Paulo, que já na década de 60 detinha 40% da capacidade industrial brasileira e 24% de sua população economicamente ativa.

A Unicamp tem três campi — em Campinas, Piracicaba e Limeira — e compreende 22 unidades de ensino e pesquisa. Possui também um vasto complexo de saúde (com duas grandes unidades hospitalares no campus de Campinas), além de 23 núcleos e centros interdisciplinares, dois colégios técnicos e uma série de unidades de apoio num universo onde convivem cerca de 50 mil pessoas e se desenvolvem milhares de projetos de pesquisa.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo