UniversIDADE começa com 338 inscritos e mais de 59 atividades

04/03/2015

Fonte: Universidade Estadual de Campinas

Programa oferece 59 oficinas e palestras neste semestre, no período de 11 de março a 3 de julho (Antoninho Perri/Unicamp)O Programa UniversIDADE da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) recebeu 338 alunos inscritos num total de 1078 inscrições nas 59 atividades oferecidas para o primeiro módulo, entre oficinas e palestras, quando faltavam somente duas horas para o fim do prazo de inscrições nesta sexta-feira.

O UniversIDADE é um curso gratuito criado pela Unicamp para proporcionar às pessoas com idades a partir de 50 anos, tanto da comunidade universitária como da população em geral, condições para mantê-las física e mentalmente ativas.

Vinculado diretamente ao Gabinete do Reitor, o programa está oferecendo 59 oficinas e palestras neste semestre, no período de 11 de março a 3 de julho, em quatro áreas temáticas: arte e cultura, esporte e lazer, saúde física e mental, sociocultural e geração de renda.

Estruturado em três semestres, o curso ministrado por professores, alunos e profissionais da Unicamp pretende atender às necessidades de prevenção, estimulação e capacitação do desenvolvimento físico e mental das pessoas de meia e terceira idade.

A coordenadora-executiva do UniversIDADE, Alice Helena De Danielli, informa que esgotaram as vagas para as aulas de espanhol, inclusão digital (duas turmas) e de atividades físicas como alongamento.

“Ainda está havendo procura, mas infelizmente precisamos encerrar as inscrições para dar continuidade ao planejamento do programa. As aulas começam a partir de 11 de março para os alunos que têm atividades marcadas para esse dia.”

Antes, no dia 9 de março, os alunos selecionados serão recepcionados na Casa do Lago para confirmar a inscrição e receber o kit do curso (camiseta, boné e impressos com informações).

Em seguida, participam  do Circuito UniversIDADE, promovido pelo Centro de Saúde da Comunidade (Cecom), com avaliações da saúde (medição da pressão e teste de diabetes) que complementarão a ficha de inscrição.

Alice Helena afirma que os alunos participarão também do Trote da Cidadania pelo Consumo Consciente, sendo ciceroneados pelos organizadores em um tour pelo campus, a fim de que conheçam os locais das atividades e o funcionamento das bibliotecas, restaurantes e do ônibus circular interno.

Para este primeiro módulo do UniversIDADE estão programadas palestras e oficinas relacionadas a artesanato, cinema, alongamentos, dança, aconselhamentos, orientações nutricionais, prevenção a doenças, atividades para o consumo consciente de água, inclusão digital, direitos humanos e cidadania, entre outras. As atividades acontecem das 8h30 às 17 horas.