Unicamp se destaca em avaliação da Capes

13/12/2013

Dos 76 cursos de pós-graduação oferecidos pela Unicamp e avaliados pela Capes no mais recente ciclo trienal, 56, ou 73%, ficaram na faixa de notas de 5 a 7, o que os classifica como muito bons ou excelentes. Os cursos avaliados com nota 6 ou 7 são considerados de excelência, com padrão internacional. A Unicamp tem 33 nesta faixa, o que corresponde a 43% do total de pós-graduações avaliadas da universidade.

A Capes realiza uma avaliação trienal dos cursos de pós-graduação do país, dando a cada um deles uma nota que vai de 1 a 7. Dos cursos da Unicamp avaliados, oito obtiveram aumento na nota no último ciclo, sendo que dois deles – Ciência da Computação e Tocoginecologia – passaram de nota 6 para 7. Outros sete cursos tiveram redução de nota mas, segundo a pró-reitora de Pós-Graduação Ítala Maria Loffredo D’Ottaviano,  vários pretendem recorrer do resultado.

A menor nota de um curso de pós-graduação da universidade é 3, que representa desempenho regular, dada a três cursos, ou 4% do total avaliado.

A Capes fez o anúncio do resultado dessa mais recente avaliação trienal – que abrangeu os anos de 2010, 2011 e 2012 – no dia 10 de dezembro. Ao todo, foram avaliados 5.082 cursos, de 3.337 programas.

Os dados foram apresentados à imprensa e a membros do Conselho Superior da Capes pelo ministro da Educação, Aloisio Mercadante, na tarde do dia 10. No mesmo dia houve, também com a presença do ministro e da pró-reitora Ítala Maria Loffredo D’Ottaviano, a cerimônia de entrega dos Prêmios Capes para as melhores teses de doutorado de 2012. A Unicamp recebeu oito prêmios e nove menções honrosas, além de conquistar o Grande Prêmio Zeferino Vaz da área de Ciências Biológicas e o Prêmio Instituto Paulo Gontijo de Química.