carregando...

Notícias

Notícias

Unicamp renova acordo com Banco Santander para bolsas de estudos



03/12/2014

Fonte: Universidade Estadual de Campinas

Parceria entre Unicamp e Santander se estenderá até 2018 (Antoninho Perri/Unicamp)A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e o Banco Santander renovaram na manhã desta quarta-feira, 3 de dezembro, o acordo de Colaboração Acadêmica entre a Universidade e o Santander Universidades, divisão da instituição financeira que apoia iniciativas voltadas à educação superior. A assinatura do convênio, que contou com a presença do reitor José Tadeu Jorge e do presidente do Santander Brasil, Jesús Zabalza, ocorreu na sala do Conselho Universitário (Consu), que recebeu a presença de um grande número de integrantes da comunidade universitária e de funcionários do Santander.

Com a renovação da parceria, que se estenderá até 2018, o Santander reafirma o compromisso da concessão de mais 180 bolsas de estudos internacionais nos programas Top China, Top España, Bolsas Fórmula Santander, Luso-Brasileiras e Ibero-Americanas. “A assinatura deste acordo consolida de forma definitiva a parceria entre a Unicamp e o Santander, dado que os projetos beneficiados abrangem a totalidade da Universidade”, afirmou o reitor Tadeu Jorge.
 
Segundo ele, o apoio do banco contribui de forma importante para o esforço de internacionalização da Unicamp. “Nós estamos trabalhando para que a internacionalização seja mais que um objetivo; queremos que ela faça parte da cultura da Universidade. Por isso, criamos programas destinados a segmentos que anteriormente não eram contemplados, como os estudantes dos colégios técnicos e funcionários técnico-administrativos”, exemplificou.

Tadeu Jorge também revelou que, momentos antes da assinatura do acordo, em reunião reservada com o presidente do Santander Brasil, ambos identificaram a oportunidade de as duas instituições definirem ações de estímulo às chamadas “filhas da Unicamp”, empresas fundadas por alunos, professores ou funcionários da Universidade. Em pesquisa recente, a Agência de Inovação Inova Unicamp identificou a criação de 350 delas, sendo que 244 ainda estão em operação, gerando 16 mil empregos diretos e faturando R$ 3 bilhões ao ano.

O presidente do Santander Brasil disse que o banco se sente satisfeito em poder renovar o apoio à Unicamp, instituição que classificou como de elevada excelência. “Investimentos em mobilidade internacional são exemplos de parcerias através das quais proporcionamos experiências, às vezes únicas, a estudantes e docentes. O apoio ao ensino superior sempre fez parte das preocupações do Santander. Já investimos R$ 3 bilhões nessa área em todo o mundo e vamos destinar mais 700 mil euros até 2018”, informou Jesús Zabalza.
 
O coordenador-geral da Universidade, Alvaro Crósta, destacou a forma como o Santander se mostrou aberto às propostas da Unicamp voltadas à internacionalização. “Graças a essa postura, pudemos acrescentar novas ações ao acordo”, pontuou. Vencedor do Prêmio Santander Universidades de Empreendedorismo 2014, na categoria Ciência e Inovação em Saúde, o professor Luiz Carlos Dias, do Instituto de Química (IQ), ressaltou a importância de iniciativas que incentivem a pesquisa e a inovação.

O docente disse esperar que a premiação, que definiu como um importante reconhecimento às pesquisas por ele coordenadas, possa atrair novos investimentos para o estudo de compostos voltados ao desenvolvimento de medicamentos a serem utilizados no tratamento de doenças negligenciadas, como a malária, mal de chagas e leishmaniose. O professor do Instituto de Biologia (IB), Gonçalo Amarante Guimarães Pereira, , também presente à cerimônia, conquistou o mesmo prêmio na categoria Biotecnologia.

O Santander Universidades apoia a academia por meio de acordos de colaboração, para o desenvolvimento de programas de incentivo ao estudo, projetos docentes, pesquisas científicas, ações de incentivo ao uso de novas tecnologias, com um modelo de atuação que preza o estreito relacionamento entre a universidade e a empresa.

Desde 1996, o Santander Universidades é o principal eixo de atuação de responsabilidade social corporativa do Banco Santander e já destinou mais de 3 bilhões de reais em diversas iniciativas e projetos universitários em todo o mundo. Neste ano, foi reforçado o compromisso até 2018 do investimento de mais 700 milhões de euros nos 20 países onde o Santander Universidades está presente, atendendo as 1.100 instituições conveniadas, sendo 450 brasileiras.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo