carregando...

VÍDEOS

ÓRGÃOS VINCULADOS

Notícias

Notícias

Unicamp realiza evento Portas Abertas neste sábado



30/08/2013

O objetivo do evento é oferecer aos estudantes um painel abrangente das ações desenvolvidas pela Universidade nas áreas de ensino, pesquisa e extensão 

Um público formado por cerca de 40 mil alunos de 639 escolas do ensino médio de todo o país será recebido nesse sábado (31) na edição 2013 do Unicamp de Portas Abertas (UPA). Os participantes são oriundos de vários estados do Brasil, principalmente São Paulo e Minas Gerais. O objetivo da UPA, que este ano contará com uma programação ampliada, é oferecer aos estudantes um painel abrangente das ações desenvolvidas pela Universidade nas áreas de ensino, pesquisa e extensão e também no âmbito da cultura e das artes. A abertura será às 9 horas, no bolsão do estacionamento da Biblioteca Central. Para ter acesso à programação completa, clique aqui

Além da oportunidade de conhecer os laboratórios das faculdades e institutos, os "upeiros" também poderão participar de atividades que estarão concentradas no Centro de Convenções e no espaço do estacionamento situado ao lado. De acordo com o coordenador geral da Unicamp, professor Alvaro Crósta, ao apresentar a Universidade de uma forma mais ampla aos visitantes, principalmente os estudantes das escolas públicas, a Unicamp pretende estimulá-los a concorrer às vagas oferecidas pela instituição nos seus diversos cursos de graduação.

O coordenador geral informa que as faculdades e institutos estarão com seus laboratórios abertos à visitação dos upeiros. Nesses locais, os secundaristas serão recebidos por docentes e alunos de graduação e pós-graduação, que lhes apresentarão o ferramental tecnológico, falarão sobre aspectos do ensino e da pesquisa e, em alguns casos, realizarão experimentos científicos. "As unidades que têm campi em outras cidades contarão com espaços próximos ao Centro de Convenções e à Biblioteca Central", diz Crósta.

Durante a UPA, conforme o coordenador geral, a Unicamp estará especialmente empenhada em esclarecer o público sobre iniciativas relacionadas ao acesso de estudantes à Universidade, como o Vestibular da Unicamp, o Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS) e o Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS), bem como acerca dos novos cursos oferecidos nas áreas de administração e engenharia pela Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) e Faculdade de Tecnologia (FT), ambas localizadas em Limeira (SP).

"Nós também queremos falar a esses jovens sobre a oferta de programas de estímulo à permanência estudantil, como a Moradia Estudantil e as bolsas alimentação, transporte e moradia, administradas pelo SAE [Serviço de Apoio ao Estudante]", salienta Crósta. Ao longo da UPA, os participantes terão, ainda, a oportunidade de conhecer o Museu Exploratório de Ciências, as bibliotecas e os acervos históricos mantidos pela Unicamp.

"Além disso, vamos apresentar para esse público dados sobre os prêmios recebidos pelos nossos estudantes, informações acerca dos programas de intercâmbio que a Universidade mantém com instituições internacionais e brasileiras, o ensino de línguas estrangeiras oferecido pelo CEL [Centro de Ensino de Línguas] e também abordar questões ambientais, mostrando, por exemplo  como a Universidade lida com os resíduos que gera", acrescenta o coordenador geral.

Segundo o dirigente da Unicamp, as atividades artísticas e culturais serão ampliadas nesta edição da UPA. Elas ocorrerão no estacionamento próximo à Biblioteca Central, local que se transformou em ponto de concentração natural dos upeiros após as visitas às unidades de ensino e pesquisa. "Como os visitantes sempre têm um tempo livre, queremos proporcionar a eles apresentações de grupos musicais, de dança e de teatro, todos ligados à Unicamp. É, por assim dizer, uma maneira lúdica de exibirmos mais algumas facetas das atividades desenvolvidas na Universidade".

Logística
Crósta destaca que a organização de um evento com a envergadura da UPA exige a participação de uma ampla equipe, formada por funcionários, estudantes e professores. "Sem esse esforço coletivo, não seria possível realizar um evento como este, que está entre os mais importantes do calendário da instituição", encerra o coordenador geral. Cerca de 2 mil pessoas, entre funcionários, alunos e voluntários, estão envolvidas na organização da Unicamp de Portas Abertas (UPA) que, em 2013, chega à 10.ª edição.

Além disso, diversos órgãos montarão estandes a fim de informar os visitantes sobre vestibular, programas de inclusão - Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (Paais) e Programa de Formação Interdisciplinar (ProFis) -, bem como outros tipos de ação e iniciativas existentes na Universidade: os programas assistenciais do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE), os intercâmbios, as empresas juniores, dentre outras.

Os organizadores estão esperando cerca de 600 ônibus e vans, que poderão estacionar em oito bolsões de estacionamento reservados para os visitantes credenciados. Ao chegar à Unicamp, cada veículo receberá um número e será destinado ao seu local de parada assim como deverá informar se os "upeiros" são de escola pública ou privada.

A recepção dos visitantes será no estacionamento ao lado do Ginásio de Esportes da Universidade. No local, vai ser montada uma tenda, onde ocorrerá a cerimônia de abertura e funcionará como ponto de encontro e espaço de concentração. Também haverá uma praça de alimentação no local. "A tenda vai ser adaptada ao longo dia, para diferentes funções", explica Maria Luísa Fernandes Custódia, coordenadora de Infraestutura, Administração e Finanças da UPA.

Para facilitar a locomoção no campus, haverá quatro linhas ônibus circulares para realizar o transporte para os locais mais distantes do Ginásio, como a Faculdade de Medicina, a Feagri, a Engenharia Civil e o Museu de Ciências. O acesso às unidades mais centrais, próximas ao Ciclo Básico 1 e 2, será a pé, por meio de trilhas demarcadas e devidamente sinalizadas. Também serão colocados 15 mapas em pontos estratégicos, a fim de ajudar os visitantes a se localizarem no campus.

Este ano, para ajudar os visitantes a escolherem o que preferem fazer, as atividades de cada unidade estão detalhadas no caderno da UPA, que todos os visitantes receberão ao chegar à Unicamp. A programação completa está no site da UPA 2013 (http://www.upa.unicamp.br). Outras informações também poderão ser acessadas na revista da UPA.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo