carregando...

Notícias

Notícias

Unicamp inaugura laboratórios e auditório



26/11/2012

O Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBA) da Unicamp inaugurou, no dia 21 de novembro, os novos laboratórios da sua Divisão de Recursos Microbianos (DRM) e da Coleção Brasileira de Micro-Organismos de Ambiente e Indústria.

De acordo com o reitor Fernando Costa, as novas instalações oferecerão melhores condições de trabalho aos pesquisadores do CPQBA, um dos mais importantes órgãos de pesquisa da Unicamp.

“O CPQBA é um exemplo importante da evolução que um centro de pesquisa da universidade pode alcançar. Ao longo dos anos, ele tem tido uma significativa produção científica. Além disso, tem contribuído para a formação de recursos humanos altamente qualificados e estabelecido relevantes parcerias com empresas públicas e privadas do país”, disse.

Ivo Milton Raimundo Júnior, diretor do CPQBA, destacou que a construção dos novos laboratórios, que somam cerca de 400 m² de área, é o resultado do esforço tanto da comunidade interna como da Administração Central da Unicamp.

Segundo ele, com a melhoria da infraestrutura, as responsabilidades do Centro também aumentarão. “Tenho certeza que, com o apoio da comunidade científica e empresarial, a Coleção Brasileira de Micro-Organismos será ampliada, o que nos tornará um centro de referência na área biológica no país”, disse.

Valéria Maia Merzel, coordenadora da DRM, ressaltou que a nova infraestrutura dará melhores condições de trabalho aos pesquisadores, o que deverá refletir na produtividade deles, que já é significativa.

Nos últimos dez anos, a DRM foi responsável pela execução de 39 projetos de pesquisas e pela formação de 16 mestres, 17 doutores e sete pós-doutores. “Além disso, também publicamos 64 artigos em revistas científicas indexadas”, disse Merzel.

Juntamente com os novos laboratórios, também foram inauguradas na ocasião as reformas do auditório do CPQBA. A solenidade foi acompanhada por estudantes, pesquisadores, professores e funcionários.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo