carregando...

Notícias

Notícias

Unicamp firma convênio com potência do esporte mundial



20/10/2014

Fonte: Universidade Estadual de Campinas

Acordo foi assinado pelo chefe de gabinete da Unicamp e pelo diretor da NSSU (Antônio Scarpinetti/Unicamp)A Faculdade de Educação Física (FEF) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) assinou amplo convênio de cooperação acadêmica e científica com a Nippon Sport Science University (NSSU), umas das mais importantes do mundo na área esportiva. A NSSU já formou 112 medalhistas olímpicos, número superior a tudo que já foi conquistado pelo Brasil durante todas as olimpíadas disputadas. O acordo foi formalizado na tarde desta segunda-feira, 20 de outubro, pelo chefe de gabinete da reitoria da Unicamp, o docente da FEF Paulo Cesar Montagner, e pelo diretor da NSSU, Kenshiro Matsunami. “O objetivo é fomentar a cooperação acadêmica por meio de projetos de pesquisas comuns e intercâmbio de docentes e pesquisadores. A Nippon Sport Science promove  a interação científica com o ambiente esportivo, sobretudo o de alto rendimento, resultando em números impressionantes. Aqui na FEF nós também temos um pouco disso, mas certamente o ganho será alto, principalmente no sentido de aperfeiçoar as metodologias de desenvolvimento esportivo daqui”, considerou Paulo Cesar Montagner. 

Envolvido diretamente com o convênio, o professor Marco Antônio Coelho Bortoleto, do departamento de Educação Física e Humanidades da FEF, comemorou o feito, lembrando que o Japão será sede dos Jogos Olímpicos em 2020. “No ano passado nós já estivemos em Tóquio com 27 estudantes do Grupo Ginástico Unicamp (GGU). E este ano eles vieram participar do Fórum de Ginástica Geral da FEF com 56 estudantes. Foi, portanto, a partir dessa turnê que realizamos na Ásia, que começamos a estreitar as relações com a Nippon Sport Science University”, disse. 
 
“Somente da área de ginástica, a NSSU tem 39 medalhas olímpicas. Nas Olimpíadas de Londres, eles tiveram 22 atletas participando. Portanto, vamos ganhar muito, principalmente com a expertise que eles têm em vários campos do esporte. Para os alunos e pesquisadores da FEF é uma oportunidade de conhecer uma estrutura impressionante. A NSSU tem 5 mil estudantes somente de ciências do esporte. E da nossa parte, vamos oferecer o nosso conhecimento em muitas áreas que ainda estão se desenvolvendo por lá”, avaliou. 

A formalização do convênio aconteceu na sala de congregações da FEF, na presença do diretor da unidade, Miguel de Arruda; da diretora-associada, Mara Patrícia Traina Chacon-Mikahil; do assessor da Vice-Reitoria Executiva de Relações Internacionais (Vreri), o professor Carlos Kenichi Suzuki. Pelo lado japonês, participaram Araki Tatsu, docente da NSSU, e Go Kuroki, assessor de relações internacionais da instituição.

Livro Grupo Ginástico da Unicamp
Durante a solenidade de assinatura do convênio, foram entregues exemplares do Livro “25 anos – Grupo Ginástico da Unicamp” (Editora da Unicamp), que foi lançado na última quinta-feira, no Ginásio do Sesc Campinas. O lançamento do livro, que narra a história do grupo da Unicamp, acontece no momento em que são comemorados 25 anos de atividades. O evento integrou parte da programação do VII Fórum Internacional de Ginástica Geral. O Fórum contou com diversas atividades acadêmicas, como cursos, workshops e exposição de pôsteres. Houve também apresentações de grupos ginásticos de diferentes países, incluído da NSSU. 

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo