carregando...

Notícias

Notícias

Unicamp entrega obras da rampa de acesso do Hospital de Clínicas



21/01/2015

Fonte: Assessoria de Imprensa do Hospital de Clínicas Unicamp

Inauguração da primeira fase de reforma da rampa de acesso ao HC Unicamp (Divulgação)O coordenador geral da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Alvaro Crósta, o superintendente do Hospital de Clínicas (HC) da universidade, João Batista de Miranda, e o coordenador de Assistência do HC, Antonio Gonçalves de Oliveira Filho, entregaram na terça-feira, 20 de janeiro, a primeira fase de reforma da rampa de acesso ao hospital. Crosta visitou ainda a área da futura UTI Anestesia, que será inaugurada este ano.

“Eu, como geólogo, afirmo que fizeram uma ótima escolha de material para o piso, certamente a entrada do hospital está garantida para as próximas décadas”, ressaltou o coordenador-geral da Unicamp ao parabenizar a Superintendência e a Divisão de Engenharia do HC. Diariamente circulam pelo hospital cerca de 10 mil pessoas entre funcionários, alunos, docentes, pacientes, visitantes e representantes. Desse total, 70% utilizam a rampa principal.
 
Utilizando equipe própria, a obra da rampa substituiu cerca de 330 m² de piso por granito antiderrapante de alto fluxo, realizou o lixamento das laterais da rampa, tratamento de reboco, pintura e impermeabilização da laje de cobertura, revisão hidráulica-elétrica e tratamento com resina do piso de entrada do hospital. Os serviços foram conduzidos pela Divisão de Engenharia e Manutenção (DEM).
 
“Todos sabem as dificuldades que tivemos com a estrutura da rampa anterior, com transtornos principalmente para os pacientes. Hoje finalmente entregamos um serviço à altura do Hospital de Clínicas”, comentou o superintendente do HC, João Batista de Miranda, ao ressaltar também, a segurança da área e o trabalho realizado pela equipe de engenharia da instituição.
 
A segunda fase, prevista para ser concluída ainda no primeiro semestre de 2015, contará com a montagem de uma nova recepção, colocação de piso tátil e corrimão. A retomada das obras ocorre um ano após a conclusão da reforma realizada por uma empresa terceirizada e que não atendeu os requisitos estabelecidos pelo hospital, devido a baixa qualidade dos serviços entregues. O HC recorreu judicialmente contra a empresa. Também foi refeito o paisagismo dos canteiros de entrada do hospital e dos taludes abaixo da rampa.
 
“As mudanças melhoram o aspecto higiênico, a apresentação do hospital e o acolhimento de pacientes e acompanhantes”, explica o engenheiro Mário Cesar Fernandez de Salles, responsável pela coordenação dos trabalhos, que também incluiu o rebaixamento da guia da calçada, no entorno da rampa, o que facilita a mobilidade e aumenta a segurança dos transeuntes.
 
O projeto para mudanças na recepção está em fase final de concepção. O objetivo é melhorar a triagem com a construção de um novo balcão em MDF que substitui a antiga estrutura de alvenaria. Novos vidros e mobiliário serão colocados, em um espaço com mais ergonomia que promove ganho da área e melhora o fluxo de atendimento. A previsão é que dois operadores façam o atendimento em três computadores, um deles específico para cadeirantes, com a altura do balcão apropriada.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo