carregando...

Notícias

Notícias

Unicamp e University of Manchester promovem workshop sobre política científica



27/10/2014

Fonte: Agência Fapesp

Instituto de Geociências/Unicamp (Divulgação)
O Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a University of Manchester promoverão em Campinas (SP), nos dias 3 e 6 de março de 2015, o workshop “Science, Technology and Innovation Systems: Dynamics, Governance and Public Policy”, que abordará temas relacionados a ciência, tecnologia, sistemas de inovação e política científica. O evento, que tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), do British Council e do Newton Fund, é um dos 16 workshops aprovados no âmbito da chamada de propostas lançada pelas duas instituições em 2014.

Coordenado pelo professor titular do DPCT Sergio Salles Filho do Instituto de Geociências da Unicamp e pelo professor do Manchester Institute of Innovation Research Jakob Edler da University of Manchester, no Reino Unido, o workshop é voltado a pesquisadores em início de carreira com título de doutor obtido há aproximadamente 10 anos, vinculados a instituições de pesquisa do Reino Unido ou do Estado de São Paulo.

Serão selecionados até 34 participantes: 17 vinculados a instituições de ensino superior e pesquisa do Estado de São Paulo e 17 de instituições britânicas. O evento tem como objetivo promover o intercâmbio de pesquisas em andamento na área e o desenvolvimento de novas ideias de pesquisa para futuras colaborações entre pesquisadores de instituições britânicas e paulistas.

As principais premissas do encontro são que ciência, tecnologia e inovação são chaves para o desenvolvimento econômico, que a dinâmica da produção tecnológica e de inovação está em transformação e que é preciso repensar o papel e a importância das políticas e de seus instrumentos nos níveis local, nacional e internacional.

Os jovens pesquisadores terão a oportunidade de apresentar suas pesquisas na forma de pôsteres e de discutir com pesquisadores estabelecidos do Reino Unido e do Brasil.

Todas as despesas com viagens e acomodações serão cobertas pelo projeto, no âmbito da chamada Fapesp-British Council Researcher Links.

Informações sobre os critérios de avaliação e formas de inscrição podem ser obtidas em http://goo.gl/0tMuLO (pesquisadores baseados no Estado de São Paulo) e em https://research.mbs.ac.uk/innovation/Newsevents.aspx (pesquisadores vinculados a instituições no Reino Unido).

Pesquisadores baseados no Estado de São Paulo devem enviar, até 15 de dezembro, os formulários de inscrição preenchidos para o e-mail dpct@ige.unicamp ou para o geopi@ige.unicamp.br. Para os pesquisadores baseados no Reino Unido, o e-mail a enviar é siobhan.Drugan@manchester.ac.uk.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo