Unicamp é apresentada aos estudantes do ensino médio

15/01/2014

Uma saudação aos participantes do Programa Ciência & Arte nas Férias (CAF) para aproveitarem a oportunidade de vivenciar o dia a dia da Universidade e uma despedida que soou como um convite: “espero revê-los em breve como estudantes da Unicamp”. Com essas palavras, o reitor da Unicamp José Tadeu Jorge cumprimentou e se despediu dos 158 alunos do ensino médio da região de Campinas, de 81 escolas, que ingressaram nesta quarta-feira (8) nas atividades do programa. A abertura do evento, que é promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) e já tem 12 edições, ocorreu na Faculdade de Ciências Médicas (FCM). A primeira palestra foi ministrada pelo clínico Jamiro da Silva Wanderley, sob os olhares atentos da plateia, que lotou o auditório da unidade.

A mesa diretiva foi composta pelo reitor da Unicamp José Tadeu Jorge; pela pró-reitora de Pesquisa Gláucia Maria Pastore; pelo pró-reitor de Graduação Luis Alberto Magna; pelo pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários João Frederico Azevedo Meyer; pela secretária de Educação de Campinas Solange Villon Kohn Pelicer; pelo diretor de ensino Campinas Oeste Antonio Admir Schiavo; pelo representante da Diretoria de Ensino Campinas Leste Odirlei José; pelo coordenador do CAF Fernando Coelho; pelo ex-pró-reitor de pesquisa Ronaldo Aloise Pilli e pelo diretor da Companhia de Desenvolvimento do Polo de Alta Tecnologia de Campinas (Ciatec) Carlos Alberto da Silva Lima, que na cerimônia representou o prefeito de Campinas Jonas Donizette.

O reitor Tadeu Jorge enfatizou, ao se pronunciar, que os alunos estão conhecendo a melhor Universidade do Brasil e justificou: “temos a melhor produção de conhecimento per capita entre as universidades brasileiras. Não somos a maior, mas somos a melhor. Temos ainda a melhor média na pós-graduação, pela avaliação da Capes, e na graduação temos a melhor nota do Enade, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes".

Tadeu Jorge parabenizou os alunos que deixaram suas férias de lado para ingressar no programa e adquirir conhecimento na instituição. “Fico contente em ver que muitos de vocês trocaram a Copa Júnior de futebol e a Sessão da Tarde para estar aqui”, brincou. “Vocês vão ver como é estar aqui e observar como trabalhamos no meio acadêmico, nos laboratórios, e como agimos no cotidiano.”

O Ciência & Arte é uma grande oportunidade de conhecerem uma instituição pública antes de fazerem a opção profissional definitivamente, que acontece numa segunda etapa, realçou o reitor. “Saibam que o número de ingressantes da universidade pública é proporcional ao número de inscritos das escolas públicas. Então percebam que é possível ser estudante da Unicamp com as condições que vocês mesmo têm", encorajou. "A educação começa na educação infantil e não termina nunca.”