carregando...

Notícias

Notícias

Unicamp desenvolverá estudos para expansão de Viracopos



10/10/2014

Fonte: Universidade Estadual de Campinas

Docentes, funcionários, diretores e assessores do aeroporto na reitoria da universidade (Divulgação)Um convênio que acaba de ser firmado entre a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e o Aeroporto Internacional de Viracopos prevê o desenvolvimento de estudos pela universidade, no âmbito do comércio exterior, para auxiliar a expansão e consolidação de Viracopos. O aeroporto já é o segundo principal terminal de cargas do Brasil e um dos mais importantes para o tráfego de passageiros, com crescente movimento nos últimos anos. No ano passado, 9,3 milhões de passageiros circularam pelo local, que foi concedido à iniciativa privada em 2012. 

O acordo foi assinado na última quarta-feira, 8 de setembro, pelo reitor José Tadeu Jorge e pelo diretor-presidente de Viracopos, Luiz Alberto Küster. Acompanhada por docentes, funcionários, membros da Administração Central da Unicamp, diretores e assessores do aeroporto, a cerimônia aconteceu na reitoria da universidade. A primeira ação do convênio consistirá em um plano de trabalho para diagnosticar e propor eventuais adequações aos serviços de alimentação e nutrição do aeroporto. Os trabalhos serão desenvolvidos pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação (Nepa), coordenado pelo professor Marcelo Cristianini, da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). 

A perspectiva, no entanto, é que as relações sejam intensificadas em outras áreas, prevê o reitor José Tadeu Jorge. “Certamente isso vai passar por outros temas que a universidade pode colaborar de modo significativo. Uma parceria aberta entre a Unicamp e Viracopos une duas instituições responsáveis por grande parte dos atrativos de Campinas e região. A disponibilidade de mão de obra qualificada e a situação logística da região são essenciais para que empresas e instituições determinem os seus investimentos. É aí que entra a Unicamp, com a qualificação da mão de obra, e Viracopos como um agente desta logística fundamental. Portanto, é muito bom que estas duas instituições estejam trabalhando em conjunto para o desenvolvimento de Campinas”, avaliou.

Durante a cerimônia foram discutidas colaborações em temas como a implantação de um modal ferroviário ligando Viracopos à região metropolitana de Campinas e São Paulo; além da própria expansão do aeroporto. O diretor-presidente de Viracopos, Luiz Alberto Küster, afirmou que o convênio com a Unicamp “é um grande passo no sentido de promovermos o crescimento continuado para a região”. “As instituições Viracopos e Unicamp são dois grandes pilares de Campinas e desta grande região paulista. E a aproximação entre estas instituições é benéfica para a região, em termos de desenvolvimento de projetos de interesse da população e das duas instituições”. 

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo