carregando...

VÍDEOS

ÓRGÃOS VINCULADOS

Notícias

Notícias

Unesp recebe Workshop sobre perspectivas da energia solar concentrada



30/01/2015

Fonte: Unviersidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Workshop pretende reunir representantes da academia e da indústria brasileira (Reprodução)A Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Câmpus de Botucatu, recebe o Workshop Perspectives of Concentrated Solar Power in Brazil.

O evento faz parte de um projeto voltado para estudos sobre o uso da energia solar, financiado pelo Ministério Federal Alemão para Cooperação Econômica e Desenvolvimento e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O projeto tem como parceiros Unesp, Universidade de São Paulo (USP), Steag Serviços de Energia do Brasil, Solinova Inovação Tecnológica e Empresarial Ltda, Brandenburg Universidade de Tecnologia de Cottbus-Senftenberg (BTU), FH Aachen University of Applied Sciences, Centro Aeroespacial Alemão (DLR) e industrial Solar GmbH.

O workshop pretende reunir representantes da academia e da indústria brasileira para anunciar a tecnologia de geração de energia por meio de concentradores solares (heliostatos) desenvolvidas pelo institutos de pesquisa da Alemanha e do Brasil, com o objetivo de abrir novas oportunidades para o mercado energético brasileiro.

O evento, coordenado pelo professor Odivaldo José Seraphim, do Departamento de Engenharia Rural da FCA, ganha importância pela condição atual do mercado brasileiro de geração de energia, considerado dinâmico em expansão.

Nesse contexto, a energia solar apresenta inúmeras vantagens em relação a outras fontes, principalmente em países tropicais, onde a média anual de irradiação solar global apresenta boa uniformidade, com médias anuais relativamente altas em todo território. Para o Brasil a construção de plantas de concentração solar pode colocar o país em destaque no cenário internacional e abrir caminho para no futuro ter posição de liderança na integração destes sistemas às atividades industriais.
Mais informações, programação completa e inscrições em https://inopacsp.wordpress.com/
 

 

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo