carregando...

Notícias

Notícias

Unesp realiza seminário 90 anos de comunismo no Brasil



14/08/2012

Entre 13 e 17 de agosto, a Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Unesp, Câmpus de Marília, realiza o seminário 90 Anos de Movimento Comunista no Brasil. O objetivo é oferecer elementos de discussão e subsídios teóricos e metodológicos aos estudantes de graduação e de pós graduação em Ciências Sociais, assim como para a sociedade em geral, e propiciar a discussão da pertinência das propostas socialistas e comunistas para o século XXI.

O evento, coordenado pelos professores Antonio Carlos Mazzeo e Angélica Lovatto, da FFC, conta com a participação de estudiosos e intelectuais nacionais e internacionais como, entre outros, os professores brasileiros José Paulo Netto, Mauro Iasi, Décio Saes, Ricardo Antunes, e os estrangeiros Marta Harnecker, Isabel Monal, Antonino Infranca e Miguel Vedda.

Ocorre uma homenagem aos professores Leandro Konder e Carlos Nelson Coutinho, intelectuais cuja produção acadêmica tem contribuído para o desenvolvimento crítico das Ciências Sociais brasileiras e que foram responsáveis diretos pela introdução de importantes autores marxistas no cenário nacional, como o filósofo húngaro György Lukács e o pensador e militante italiano, Antonio Gramsci.

O evento tem como fundamento a discussão do tema em sua perspectiva histórica, a busca incessante por temas atuais, pela atualização de antigas formulações e a análise e o balanço da participação e relevância dos comunistas na cena histórico-política brasileira numa perspectiva interdisciplinar.

A promoção é do Departamento de Ciências Políticas e Econômicas e Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da FFC.

MAIS DESENVOLVIMENTO

Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo