Unesp promove projeto de arte inclusiva em São Paulo

04/09/2012

O projeto de extensão ArtInclusiva, realizada no Instituto de Artes (IA) da Unesp, em São Paulo, SP, atende pessoas psicologicamente limitadas e com necessidades especiais. Busca, por meio da arte, promover a integração, a elevação da autoestima e a socialização.

O ArtInclusiva oferece, semanalmente, oficinas de pintura, circo, dança, teatro, música, cerâmica, entre outras linguagens artísticas. O projeto, porém, não é só para pessoas especiais, pois, enquanto são realizadas as oficinas, as famílias recebem atendimento.

No início do processo, os pais ou responsáveis respondem uma primeira avaliação e os participantes, um questionário de qualidade de vida, que é apresentado e reavaliado a cada 6 meses, tendo em vista a evolução de cada um.

Sob a coordenação da professora Suely Master há dois anos, o projeto conta com uma equipe de oito arteterapeutas, entre eles, psicólogos, fonoaudiólogos, músicos, atores, artistas plásticos, além de três bolsistas da graduação.

A equipe se reúne antes de todos os encontros para discutir a programação das oficinas e o desenvolvimento tanto dos participantes quanto dos profissionais. Segundo a coordenadora, Suely: "É importante, principalmente para os alunos da graduação, que, em uma universidade de artes, seja apresentada essa possibilidade de campo de trabalho e pesquisa, que é a integração da terapia com a arte".

O trabalho, que já tem mais de dez anos, está instalado há dois no IA. Segundo Valéria Rodrigues, psicóloga e arteterapeuta do projeto, "a realização das oficinas aqui no IA é muito importante para o processo de socialização". "Um dos diferenciais do projeto é que as pessoas que frequentam as oficinas passam a conviver em um lugar diferente, onde encontram cursos e atividades, não estigmatizado, no qual se sentem mais incluídos".

Para Natasha Sonna, 21 anos, bolsista de Extensão e aluna do segundo ano do curso de Arte-Teatro, "trabalhar aqui é extremamente gratificante". "Precisamos nos colocar de maneira aberta, não podemos ser arrogantes. Trabalhamos para entender o outro, entender o ser humano. É incrível, é muito bonito poder ver nos trabalhos a superação de limites."

Roberta Lima de Arruda, 30 anos, que participa das oficinas, afirma que "o ArtInclusiva é uma parte importante da minha vida, aqui tenho amigos. Gostamos de dançar, de fazer bonecos, fazer teatro. É como se tivesse um trabalho. Conheço pessoas e aprendo a fazer coisas novas, como cantar e pintar."

Também participante das oficinas, Henrique Picchioni Enoki, 34 anos, acrescenta: "Aqui é muito bom. A gente se solta fazendo circo, pintura, desenho. Gosto daqui porque também recebem a minha família. No projeto, experimentamos a arte com o objetivo de lidar com as nossas dificuldades."

As atividades, inteiramente gratuitas, acontecem às segundas-feiras, entre 14h30 e 16h30. O IA fica na rua Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271, Bloco I, na Barra Funda, defronte ao Terminal do Metrô.